Criança Feliz

Lucas do Rio Verde é destaque no desenvolvimento do Programa Criança Feliz

O panorama será apresentado em uma conferência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso

Fonte: Ascom Prefeitura/Carolina Matter
30 de Junho de 2020 as 16h 16min

(Foto: TJMT)

  O desenvolvimento do Programa Criança Feliz em Lucas do Rio Verde será um dos destaques da conferência virtual (webinar) sobre o Marco Legal da Primeira Infância e o Programa Criança Feliz, promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O evento on-line acontece nesta sexta-feira (03), às 10 horas, pelos canais digitais do TJMTOFICIAL.

  Lucas do Rio Verde foi escolhido para participar, segundo a coordenadora de Gestão de Programas e Projetos Socioassistenciais, Luciana Alves Rodrigues, para mostrar como o programa pode funcionar bem nos municípios.

  “Lucas do Rio Verde foi indicado pela maneira irrepreensível como são realizadas as visitas domiciliares do programa, rigorosamente de acordo com as metodologias adotadas, pelo cuidado na documentação do acompanhamento das crianças até relatório final acompanhado pelos conselhos e, principalmente, pelo seu excelente trabalho intersetorial, fazendo com que as demandas coletadas cheguem aos setores que podem solucioná-las”, destacou Luciana.

  O panorama de resultado será apresentado pela psicóloga e coordenadora do programa em Lucas do Rio Verde, Maura Luiza da Silva. Segundo ela, as discussões em torno do Marco Legal e do programa devem servir para sensibilizar a rede de proteção como um todo, especialmente com relação aos municípios que ainda não desenvolvem essas ações.

  No município luverdense, o Programa Criança Feliz é desenvolvido desde 2017, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e contempla atualmente 200 famílias. Em Mato Grosso, além de Lucas do Rio Verde, apenas 48 cidades pactuaram com o programa federal.

  De acordo com a psicóloga Maura, as ações do programa visam promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, priorizando crianças e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social e também crianças com deficiência. Famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais também fazem parte do público atendido. O programa se desenvolve por meio de ações de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Direitos Humanos, disposto no Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257, de 08 de março de 2016).

  Em Lucas do Rio Verde, a equipe é formada por seis profissionais e inclui pedagoga e assistente social. Entre as atividades desenvolvidas estão as visitas domiciliares, cadastramento e acompanhamento das famílias.

  A psicóloga explica ainda que neste momento de pandemia, as famílias continuam recebendo as atividades, mas de forma virtual, por meio de orientações e vídeos encaminhados via internet para as famílias, ou ainda com atividades impressas entregues pela equipe, tudo isso com o objetivo de fortalecer o vínculo familiar e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças.

  São públicos prioritários do Programa Criança Feliz: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; II – crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada; e III – crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101, caput, incisos VII e VIII, da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

  O mediador da conferência do TJMT será o juiz da Coordenadoria da Infância e Juventude, Túlio Dualibi, e, juntamente com a psicóloga Maura, participarão o juiz da Infância e Juventude de Várzea Grande, Carlos José Rondon Luz, a juíza da 2ª Vara Cível de Tangará da Serra, Leilamar Rodrigues, e a coordenadora de Programas e Projetos Socioassistenciais da Setasc-MT, Luciana Alves Rodrigues.

 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Manta que Aquece

Mais de 2 mil famílias luverdenses serão beneficiadas com cobertores e agasalhos da Campanha Manta que Aquece

A iniciativa conta com apoio de instituições públicas e privadas

07 de Agosto de 2020 as 09h35

Prisão

Polícia Militar prende dois com drogas, dinheiro e balança de precisão no Bairro Rio Verde em Lucas do Rio Verde

Uma guarnição da PM estava em patrulhamento pelo Bairro Rio Verde, por volta das 21h30 da noite de ontem (06), quando se deparou com um grupo de pessoas, passando algo umas para as outras, provavelmente entorpecentes.

07 de Agosto de 2020 as 09h32

Droga

Suspeito é detido pela Polícia Civil entregando drogas no Bairro Veneza em Lucas do Rio Verde

Durante ação investigatória da equipe integrada envolvendo policiais civis e militares no bairro Veneza, um jovem de 20 anos acabou detido por tráfico.

07 de Agosto de 2020 as 09h29

Coronavírus

Covid-19: Sinop registra mais de 2 mil pessoas recuperadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, por meio do Boletim Informativo nº 128, de 06 de agosto, registrou até o final da tarde desta quinta-feira 2.277 casos confirmados de Covid-19.

07 de Agosto de 2020 as 09h22

Falecimento

Prefeitura de Sorriso lamenta o falecimento do “Seo João” presidente do bairro União

Prefeitura de Sorriso lamenta o falecimento do “Seo João” presidente do bairro União

07 de Agosto de 2020 as 09h18

Coronavírus

Classificação aponta Lucas do Rio Verde com risco alto de contaminação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou ontem, quinta-feira (30.07) o Boletim Informativo n° 151 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

07 de Agosto de 2020 as 09h13

Acidente

Motorista tenta desviar de anta, capota carreta e é socorrido pelos bombeiros de Lucas do Rio Verde

O motorista de 33 anos foi socorrido para atendimento médico pela equipe da 13ª CIABM e conduzido para o Pronto Atendimento Municipal (PAM).

07 de Agosto de 2020 as 09h05

Coronavírus

Sorriso registra 55ª morte por Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma a 55ª morte por Covid-19.

07 de Agosto de 2020 as 08h55

Aniversário

Live encerra comemoração dos 32 anos de Lucas do Rio Verde

Além das apresentações musicais, a programação do feriado contou com Culto Ecumênico e homenagens a pioneiros

06 de Agosto de 2020 as 15h18

Atropelamento

Ciclista é atropelado fora da faixa de pedestres na Avenida Mato Grosso

Uma guarnição da PM foi acionada via 190 por volta das 16h da tarde desta quarta-feira (05) para atendimento de um atropelamento que teria ocorrido na Avenida Mato Grosso, no Centro de Lucas do Rio Verde, envolvendo um automóvel e um ciclista.

06 de Agosto de 2020 as 15h10

Furto

Ladrão é flagrado dentro de residência no Jardim Europa com objetos furtados

A Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de furto que estaria em andamento em uma residência no Jardim Europa, em Lucas do Rio Verde.

06 de Agosto de 2020 as 15h08

Batida

Motorista passa mal e bate em veículo estacionado na Rua Giruá

O proprietário do veículo estacionado, estava dentro de casa quando ouviu o barulho do acidente e foi verificar o ocorrido

06 de Agosto de 2020 as 15h06

Acidente

Duas pessoas ficam feridas durante acidente em Lucas do Rio Verde

O acidente, do tipo saída de pista, aconteceu por volta das 07h00 da manha desta quinta-feira (06), na estrada da reciclagem, a cerca de 18 km do centro de Lucas do Rio Verde.

06 de Agosto de 2020 as 14h31

Coronavírus

Lucas do Rio Verde registra mais um óbito por Covid-19

Lucas do Rio Verde tem 627 pessoas aguardando resultado dos exames

06 de Agosto de 2020 as 09h42

Lucas 32 Anos

Pacotão de 17 obras e shows com artistas da terra marcam 32º aniversário de Lucas do Rio Verde

A série comemorativa teve ato cívico na manhã de hoje e será concluída à tarde com a transmissão de live pelo Facebook da Prefeitura, a partir das 16 horas

05 de Agosto de 2020 as 14h20

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO