Pesquisa

Lucas do Rio Verde é a 5ª melhor cidade do país para negócios

Levantamento foi feito por empresa de consultoria, a pedido da revista Exame.

Fonte:MT Agora - Mídia News
04 de Novembro de 2015 as 18h 34min

Em uma pesquisa divulgada pela revista Exame, Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá) foi eleita a quinta melhor cidade do Brasil para se fazer negócios.

A avaliação foi feita com municípios que possuem de 50 mil a 100 mil habitantes - e considerou a combinação de bons indicadores econômicos, com elevadas taxas de qualidade de vida.

A pesquisa foi encomendada pela revista Exame à consultoria Urban System, que pontuou os municípios em uma escala que ia até 30. Lucas do Rio Verde obteve 14,01 pontos.

A primeira colocada no ranking foi a cidade de Vinhedo (SP), com 15,81 pontos. Paulínia (SP) ficou em segundo lugar, sendo seguida pelo município de Nova Lima (MG), em terceiro, e Jaguariúna (SP), que ficou em quarto lugar.

Conforme relata a pesquisa, as cidades que integram a lista apresentam indicadores econômicos superiores aos da média brasileira.

Em parte da reportagem que aborda alguns dos municípios que encabeçam a lista, a revista destaca a história do município mato-grossense.

“Há cidades que nasceram com vocação para atrair investimentos. Um exemplo é a mato-grossense Lucas do Rio Verde, fundada há 33 anos numa fronteira agrícola, a 350 quilômetros de Cuiabá. Com 60 mil habitantes, Lucas do Rio Verde é a quinta colocada no ranking da consultoria Urban Systems”, diz trecho da reportagem.

O Produto Interno Bruno (PIB) per capita da cidade, conforme destaca a revista, é de R$ 50 mil. O valor representa o dobro da média nacional.

“Seu crescimento populacional veio na esteira do agronegócio: as fazendas locais são responsáveis por 1% da produção nacional dos grãos”, diz outro trecho.

A distância entre o município mato-grossense e os grandes centros também foi abordada na publicação nacional especializada em economia.

“Lucas do Rio Verde é uma ilha de prosperidade isolada, mas o mais comum é que as pequenas notáveis estejam perto de centros maiores. É o caso de Vinhedo e Paulínia, a segunda colocada no ranking”, relata a reportagem.

Cuiabá entra em lista

O ranking também enumerou as cidades com mais de 100 mil habitantes com as melhores condições para a realização de negócios. As avaliações também foram feitas a partir de um total de 30 pontos possíveis.

Cuiabá figura na lista em 36º lugar no ranking, com 10,90 pontos. Outra cidade mato-grossense que está entre os 100 municípios é Sinop, que aparece em 46º lugar, com pontuação de 10,36. A terceira, e última cidade do Estado a entrar no ranking é Rondonópolis, com pontuação de 9,94 pontos, ficando assim em 65º lugar.

Barueri (SP) é a primeira colocada nesse ranking, com 14,99 pontos. Brasília (DF) ficou em segundo lugar, sendo avaliada em 14,54 pontos. A terceira colocação no ranking é do município de Macaé (RJ), que obteve 14,48 pontos.

Conforme o levantamento, as cidades mais promissoras se concentram no Sudeste e no Sul do País. Na região Centro-Oeste, Goiás lidera a lista dos 100 municípios com mais de 100 mil habitantes, com quatro cidades. Logo em seguida surge Mato Grosso, que possui três municípios no ranking.

De acordo com a reportagem publicada pela Exame, para elaborar o ranking das melhores cidades do Brasil para se fazer negócio foram analisados 28 indicadores. Cada indicador teve peso conforme sua importância.

Entre os indicadores analisados pela pesquisa estão: crescimento populacional, população economicamente ativa, percentual de chefe de família da classe A, Índice de desenvolvimento econômico e social e evolução do índice de desenvolvimento humano.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Furto

Oficina mecânica é alvo de furto no Bairro Veneza em Lucas do Rio Verde

O proprietário de uma oficina mecânica compareceu no Batalhão da PM nesta quarta-feira (19), informando que ao chegar para trabalhar no local (situado na Avenida Itanhangá no Bairro Veneza), percebeu que um dos veículos que estava dentro da oficina p

20 de Fevereiro de 2020 as 14h17

Prisão

Preso suspeito de esfaquear homem durante assalto em Lucas do Rio Verde

O delegado de Polícia Civil Marcelo Carvalho, confirmou na tarde desta quarta-feira (19), que o principal suspeito, de 31 anos, de ter esfaqueado um homem de 32 anos, na terça-feira (18) por volta das 20h, na região da Avenida Universitária, no Parque

20 de Fevereiro de 2020 as 14h08

Luverdense

Luverdense treina de olho na primeira vitória da temporada

Ainda sem vencer na temporada, o Luverdense finalizou na tarde desta quarta-feira (19), a preparação para enfrentar o Araguaia, no sábado de carnaval

20 de Fevereiro de 2020 as 14h05

FMF

Definida escala de arbitragem para jogos adiados da quarta rodada do Estadual

A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) divulgou, na tarde desta quarta-feira, a arbitragem para os jogos atrasados da quarta rodada do Campeonato Mato-grossense

20 de Fevereiro de 2020 as 14h00

Corrida da Água

Inscrições da Corrida pela Preservação da Água seguem até 10 de março

As inscrições para a Corrida pela Preservação da Água devem ser feitas no site www.canaldociclista.com.br

20 de Fevereiro de 2020 as 13h52

Blitz Educativa

Blitz educativa orienta luverdenses sobre prudência no trânsito durante o Carnaval

A ação teve como objetivo orientar os condutores sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool

20 de Fevereiro de 2020 as 13h48

Chamada

Coreme divulga segunda chamada para o Programa de Residência Médica

A lista de segunda chamada está disponível no site da prefeitura

20 de Fevereiro de 2020 as 13h45

Carnaval 2020

CDL alerta que Carnaval não é feriado e comércio caso queira poderá abrir normalmente

Por ser um ponto facultativo o comércio pode funcionar normalmente não sendo necessário nem o alvará especial e nem o pagamento diferenciado do funcionário

20 de Fevereiro de 2020 as 13h12

Acidente

Menino de 4 anos corre ao encontro do pai em avenida e morre ao ser atropelado por moto em Cuiabá

Criança viu o pai saindo de casa e tentou correr ao encontro dele, mas foi atropelado na avenida.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h40

ROUBO

Dupla rouba vítima, que ainda é golpeada com facadas no Parque das Emas

Na noite de ontem (18), por volta das 20h20, a polícia militar de Lucas do Rio Verde foi informada sobre uma tentativa de homicídio

19 de Fevereiro de 2020 as 13h57

FMF

Federação convoca clubes para definir regras da 2ª divisão do Mato-grossense

A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) convocou para o próximo dia 3 de março todos os clubes filiados para participarem do congresso Técnico do Campeonato Mato-grossense da 2ª divisão

19 de Fevereiro de 2020 as 13h55

Acidente

Homem morre em grave acidente entre caminhonete e carreta na BR-163 em Lucas do Rio Verde

A colisão entre uma Toyota SW4 branca, placas de Sinop e uma carreta Scania aconteceu, no início da noite desta terça-feira, no quilômetro 693 da BR-16

19 de Fevereiro de 2020 as 13h51

Recreio Cultural

Recreio Cultural inicia atividades na Escola Cecília Meireles

Projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura promove apresentações culturais nas escolas

19 de Fevereiro de 2020 as 13h47

Festival

Esporte e Lazer divulga últimos ganhadores no Festival de Esportes de Praia 2020

A competição teve início no dia 08 e finalizou no dia 18 de fevereiro

19 de Fevereiro de 2020 as 13h42

Descarga

Bebê recebe descarga elétrica ao brincar com carregador de celular em Lucas do Rio Verde

Já com quadro clínico estável, a vítima foi encaminhada para o hospital, onde continua em observação médica.

19 de Fevereiro de 2020 as 07h37

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO