Pesquisa

Lucas do Rio Verde é a 5ª melhor cidade do país para negócios

Levantamento foi feito por empresa de consultoria, a pedido da revista Exame.

MT Agora - Mídia News
04 de Novembro de 2015 as 18h 34min

Em uma pesquisa divulgada pela revista Exame, Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá) foi eleita a quinta melhor cidade do Brasil para se fazer negócios.

A avaliação foi feita com municípios que possuem de 50 mil a 100 mil habitantes - e considerou a combinação de bons indicadores econômicos, com elevadas taxas de qualidade de vida.

A pesquisa foi encomendada pela revista Exame à consultoria Urban System, que pontuou os municípios em uma escala que ia até 30. Lucas do Rio Verde obteve 14,01 pontos.

A primeira colocada no ranking foi a cidade de Vinhedo (SP), com 15,81 pontos. Paulínia (SP) ficou em segundo lugar, sendo seguida pelo município de Nova Lima (MG), em terceiro, e Jaguariúna (SP), que ficou em quarto lugar.

Conforme relata a pesquisa, as cidades que integram a lista apresentam indicadores econômicos superiores aos da média brasileira.

Em parte da reportagem que aborda alguns dos municípios que encabeçam a lista, a revista destaca a história do município mato-grossense.

“Há cidades que nasceram com vocação para atrair investimentos. Um exemplo é a mato-grossense Lucas do Rio Verde, fundada há 33 anos numa fronteira agrícola, a 350 quilômetros de Cuiabá. Com 60 mil habitantes, Lucas do Rio Verde é a quinta colocada no ranking da consultoria Urban Systems”, diz trecho da reportagem.

O Produto Interno Bruno (PIB) per capita da cidade, conforme destaca a revista, é de R$ 50 mil. O valor representa o dobro da média nacional.

“Seu crescimento populacional veio na esteira do agronegócio: as fazendas locais são responsáveis por 1% da produção nacional dos grãos”, diz outro trecho.

A distância entre o município mato-grossense e os grandes centros também foi abordada na publicação nacional especializada em economia.

“Lucas do Rio Verde é uma ilha de prosperidade isolada, mas o mais comum é que as pequenas notáveis estejam perto de centros maiores. É o caso de Vinhedo e Paulínia, a segunda colocada no ranking”, relata a reportagem.

Cuiabá entra em lista

O ranking também enumerou as cidades com mais de 100 mil habitantes com as melhores condições para a realização de negócios. As avaliações também foram feitas a partir de um total de 30 pontos possíveis.

Cuiabá figura na lista em 36º lugar no ranking, com 10,90 pontos. Outra cidade mato-grossense que está entre os 100 municípios é Sinop, que aparece em 46º lugar, com pontuação de 10,36. A terceira, e última cidade do Estado a entrar no ranking é Rondonópolis, com pontuação de 9,94 pontos, ficando assim em 65º lugar.

Barueri (SP) é a primeira colocada nesse ranking, com 14,99 pontos. Brasília (DF) ficou em segundo lugar, sendo avaliada em 14,54 pontos. A terceira colocação no ranking é do município de Macaé (RJ), que obteve 14,48 pontos.

Conforme o levantamento, as cidades mais promissoras se concentram no Sudeste e no Sul do País. Na região Centro-Oeste, Goiás lidera a lista dos 100 municípios com mais de 100 mil habitantes, com quatro cidades. Logo em seguida surge Mato Grosso, que possui três municípios no ranking.

De acordo com a reportagem publicada pela Exame, para elaborar o ranking das melhores cidades do Brasil para se fazer negócio foram analisados 28 indicadores. Cada indicador teve peso conforme sua importância.

Entre os indicadores analisados pela pesquisa estão: crescimento populacional, população economicamente ativa, percentual de chefe de família da classe A, Índice de desenvolvimento econômico e social e evolução do índice de desenvolvimento humano.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Cidades

Vigilância Ambiental de Vera realiza neste sábado (21) o Dia D de Vacinação Antirrábica

Serão cinco pontos de vacinação para fazer a cobertura total do município

19 de Setembro de 2019 as 20h29

Cidades

Prefeitura realiza mutirão de limpeza nas ruas e bueiros da cidade

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Tapurah, juntamente com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente iniciam os trabalhos de mutirão de limpeza da cidade.

19 de Setembro de 2019 as 20h25

Cidades

Tapurah receberá “Colmeia da Imaginação” e toda população é convidada a ler boas histórias

A Colmeia da Imaginação é uma iniciativa do Programa A União Faz a Vida da cooperativa Sicredi em parceira com a Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Lazer e Cultura

19 de Setembro de 2019 as 20h19

Cidades

Parceria entre Estado, Prefeitura e produtores garante novo traçado para MT 140

Em Cuiabá, os secretários de Governo, Marlon Zanella, e de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, acompanhados pelo deputado estadual, Xuxu Dal Molin, estiveram, na última terça-feira (17), na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (S

19 de Setembro de 2019 as 20h14

Cidades

Procon orienta estudantes quanto a necessidade da carteirinha padronizada para garantir meia entrada

A velha e boa carteirinha de estudante está de cara nova. Desde janeiro deste ano, o documento estudantil tem uma nova identidade visual e conta com ainda mais tecnologias de segurança, garantindo o direito do estudante à meia-entrada.

19 de Setembro de 2019 as 20h11

Cidades

Secretário de Fazenda de Sorriso busca orientações para priorizar o comércio local nas licitações

“Queremos poder, já na primeira chamada do processo licitatório, dar prioridade às empresas estabelecidas em Sorriso, para dessa forma fomentar o comércio local.

19 de Setembro de 2019 as 20h05

Cidades

Prefeitura promove palestras, abordagens e renova sinalização na Semana do Trânsito

Sensibilização, orientação e revitalização da sinalização de trânsito.

19 de Setembro de 2019 as 19h58

Novo Convênio

Prefeitura de Lucas define convênio com ministério para construir posto de saúde da família e academia

A unidade de saúde será construída terá consultórios médico, odontológico, sala de vacina e reuniões e abrigará no mínimo duas equipes de saúde da família.

19 de Setembro de 2019 as 09h21

Parceria

Prefeituras de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde vão firmar parcerias para reformar pontes

A previsão é que o investimento para cada parte seja de aproximadamente R$ 160 mil.

19 de Setembro de 2019 as 09h17

Corrida Kids

Inscrições para Corrida da Cooperação Kids iniciam nesta quarta-feira (18)

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas nas escolas do município até o dia 30 de setembro

18 de Setembro de 2019 as 16h10

Audiência Pública

Usina Termoelétrica da FS Bioenergia terá capacidade para atender 50 mil residências em Lucas do Rio Verde

Audiência Pública foi realizada com exposição de estudos sobre o empreendimento

18 de Setembro de 2019 as 23h17

Cidades

Homem é executado a tiros e corpo jogado em rodovia de Mato Grosso

Um homem, ainda não identificado, foi executado na noite da última terça-feira (17), na MT-270, próximo a cidade de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá).

18 de Setembro de 2019 as 17h50

Cidades

Genro é morto pelo sogro após agredir a esposa por ciúmes em Mato Grosso

Um homem foi assassinado a facadas na noite dessa terça-feira (17) em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Militar, o homem, de 30 anos, foi atingido por 10 facadas.

18 de Setembro de 2019 as 17h46

Cidades

Bandidos trocam tiros com a Policia Civil e capotam carro na BR-163 em Nova Mutum

Um capotamento foi registrado na manhã desta quarta-feira por volta das 11h28 no km 616, da BR-163 em Nova Mutum-MT.

18 de Setembro de 2019 as 17h40

Cidades

Carreta roubada em Lucas do Rio Verde é recuperada pela Polícia Militar no norte de MT

A Polícia Militar de Nova Guarita recuperou na manhã desta quarta-feira (18) uma carreta roubada em Lucas do Rio Verde. O motorista foi detido durante a ação policial.

18 de Setembro de 2019 as 17h37

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Quem é o maior responsável pelas queimadas em Mato Grosso?

A população

As autoridades públicas

Os órgãos ambientais

O clima

Parcial
veja +

COTAÇÃO