Luverdense

LEC completa 16 anos com projeto de retomar os dias de glória e aproximação com torcedor

O Luverdense Esporte Clube completa hoje, 24, seu 16º ano de fundação.

Fonte: EXPRESSOMT
24 de Janeiro de 2020 as 10h 14min

FOTO: EXPRESSOMT

  O Luverdense Esporte Clube completa hoje, 24, seu 16º ano de fundação. A equipe busca retomar a confiança do torcedor e também os dias que entraram na memória do torcedor, com conquistas estaduais e regionais, além das boas participações em competições nacionais, como Copa do Brasil e Séria B.

  A equipe foi fundada há 16 anos, aceitando um desafio feito pelo então presidente da Federação Mato-grossense de Futebol, Carlos Orione, de disputar a competição e representar a cidade no cenário futebolístico. Um grupo de moradores, então, criou o clube que elevou Lucas do Rio Verde a outro patamar, quando o assunto é futebol profissional.

  Logo em 2004, a equipe conquistou a Copa Governador de Mato Grosso, levando o título também em 2007 e 2011. A estreia na Copa do Brasil foi em 2010, quando foi eliminada pelo Coritiba, com duas derrotas 1 a 0. No mesmo ano, ficou em 9º na Serie C do Campeonato Brasileiro de Futebol.

  Em 2011, o time de Lucas do Rio Verde disputou um quadrangular com Internacional-RS, Cruzeiro-MG e Cuiabá, a primeira edição da Copa Pantanal. As partidas foram disputadas na capital do Estado e o LEC sagrou-se campeão.

  Em 2012, o LEC conquistou seu segundo título estadual derrotando o Cuiabá, no pênaltis, após duas partidas com vitórias por placar mínimo das equipes mandantes. Repetindo a campanha da primeira conquista, o Verdão do Norte decidiu o campeonato nos pênaltis e com memorável atuação de Fernando Wellington, que defendeu 3 cobranças de pênaltis do Cuiabá. Nesse mesmo ano, o LEC deixou escapar o acesso para a Série B. Uma derrota por 3 x 0 para a Chapecoense, no jogo de ida, não tirou o animo do torcedor, que lotou o Passo das Emas e viu a equipe vencer por 1 x 0. Não conseguiu o acesso, mas obteve a melhor colocação, até então, na competição, terminando em 6º lugar.

  No ano seguinte, o LEC viveu seus dias de glória. Primeiro, na Copa do Brasil, até a fase de Oitavas de Final, quando encontrou o Corinthians, campeão mundial na ocasião. No Passo das Emas, um vitória por 1 x 0, diante de pouco mais de 10 mil torcedores presentes. Foi eliminado no jogo da volta, mas mostrou ao país que conseguiu disputar de igual para igual com gigantes do futebol nacional.

  Embalado pela boa temporada, o clube matogrossense conseguiu o acesso à Série B 2014 ao vencer o Caxias com duas vitórias, 2x1 em Caxias do Sul e 2x0 em Lucas do Rio Verde. Com esse feito após 18 anos, o Verdão do Norte recoloca Mato Grosso na 2ª Divisão Nacional. Na semi-final, o LEC enfrentou o Santa Cruz e foi eliminado com duas derrotas, 0x2 em Lucas do Rio Verde e 1x2 em Recife. Com o termino da temporada, o Luverdense encerrou a competição na 3ª colocação da Série C, um feito histórico para o clube que completaria 10 anos no ano seguinte.

  Nos anos seguintes, o clube seguiu seu planejamento e conseguiu se estabelecer no cenário nacional, com boas participações na Copa do Brasil e Brasileiro Série B, conquistando seu terceiro título estadual contra o Sinop, em 2016. No ano seguinte, o LEC venceu a Copa Verde, o primeiro título do clube fora do solo mato-grossense. Em 8 jogos, o LEC venceu 6 e empatou outros 2, marcando 20 gols durante a competição e sofrendo apenas 7. 

  Por outro lado, a equipe acabou rebaixada depois de um início irregular por ter que mandar alguns jogos na Arena Pantanal por causa de obras de ampliação no Estádio Passo das Emas a pedidos da CBF. Com o rebaixamento inédito em sua história, o Verdão do Norte retorna à Série C depois de 4 anos.

  No ano passado, outro rebaixamento, dessa vez para a Série D, com campanha totalmente fora dos padrões da equipe. 2019 terminou com a conquista da Copa FMF e a necessidade de um recomeço, que começou com a eleição de Guilherme Lawisch, sucedendo o pai, Helmute Lawisch, no comando do Verdão do Norte.

  E o objetivo principal é retomar a confiança do torcedor e recolocar o Verdão nos dias de glória. Para tanto, a montagem do elenco buscou elementos que direcionam o clube nesse sentido. O técnico escolhido, Zé Roberto, tem identidade com o time, tendo sido campeão e o jogador com maior número de jogos disputados pela equipe.

  “Sabemos que a caminhada não será fácil, e que teremos muitas dificuldades pela frente, porém, estamos trabalhando muito e buscando sempre o melhor pro nosso clube e nossa sociedade!”, disse Guilherme, em comunicado à imprensa no início da disputa do Campeonato Estadual, na terça-feira (21), quando o LEC empatou em 1 x 1 com o Dom Bosco.

  “Assumimos o Luverdense com a mentalidade de reconstruir aquele LEC de 2012/2013, aquele que a torcida enchia o estádio, que apoiava, que usava camisetas, que tinham orgulho de sair viajar e dizer: ‘o time da minha cidade está na Série B!’, ‘meu time ganhou do Corinthians!’, aquele Luverdense que enchia os nossos olhos, e sim, tínhamos orgulho! Vamos e estamos fazendo nossa parte, porém, precisamos da sua ajuda torcedor!”, conclama o novo presidente, ciente dos desafios de retomar o caminho de conquistas pelo aniversariante do dia.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Furto

Oficina mecânica é alvo de furto no Bairro Veneza em Lucas do Rio Verde

O proprietário de uma oficina mecânica compareceu no Batalhão da PM nesta quarta-feira (19), informando que ao chegar para trabalhar no local (situado na Avenida Itanhangá no Bairro Veneza), percebeu que um dos veículos que estava dentro da oficina p

20 de Fevereiro de 2020 as 14h17

Prisão

Preso suspeito de esfaquear homem durante assalto em Lucas do Rio Verde

O delegado de Polícia Civil Marcelo Carvalho, confirmou na tarde desta quarta-feira (19), que o principal suspeito, de 31 anos, de ter esfaqueado um homem de 32 anos, na terça-feira (18) por volta das 20h, na região da Avenida Universitária, no Parque

20 de Fevereiro de 2020 as 14h08

Luverdense

Luverdense treina de olho na primeira vitória da temporada

Ainda sem vencer na temporada, o Luverdense finalizou na tarde desta quarta-feira (19), a preparação para enfrentar o Araguaia, no sábado de carnaval

20 de Fevereiro de 2020 as 14h05

FMF

Definida escala de arbitragem para jogos adiados da quarta rodada do Estadual

A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) divulgou, na tarde desta quarta-feira, a arbitragem para os jogos atrasados da quarta rodada do Campeonato Mato-grossense

20 de Fevereiro de 2020 as 14h00

Corrida da Água

Inscrições da Corrida pela Preservação da Água seguem até 10 de março

As inscrições para a Corrida pela Preservação da Água devem ser feitas no site www.canaldociclista.com.br

20 de Fevereiro de 2020 as 13h52

Blitz Educativa

Blitz educativa orienta luverdenses sobre prudência no trânsito durante o Carnaval

A ação teve como objetivo orientar os condutores sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool

20 de Fevereiro de 2020 as 13h48

Chamada

Coreme divulga segunda chamada para o Programa de Residência Médica

A lista de segunda chamada está disponível no site da prefeitura

20 de Fevereiro de 2020 as 13h45

Carnaval 2020

CDL alerta que Carnaval não é feriado e comércio caso queira poderá abrir normalmente

Por ser um ponto facultativo o comércio pode funcionar normalmente não sendo necessário nem o alvará especial e nem o pagamento diferenciado do funcionário

20 de Fevereiro de 2020 as 13h12

Acidente

Menino de 4 anos corre ao encontro do pai em avenida e morre ao ser atropelado por moto em Cuiabá

Criança viu o pai saindo de casa e tentou correr ao encontro dele, mas foi atropelado na avenida.

20 de Fevereiro de 2020 as 09h40

ROUBO

Dupla rouba vítima, que ainda é golpeada com facadas no Parque das Emas

Na noite de ontem (18), por volta das 20h20, a polícia militar de Lucas do Rio Verde foi informada sobre uma tentativa de homicídio

19 de Fevereiro de 2020 as 13h57

FMF

Federação convoca clubes para definir regras da 2ª divisão do Mato-grossense

A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) convocou para o próximo dia 3 de março todos os clubes filiados para participarem do congresso Técnico do Campeonato Mato-grossense da 2ª divisão

19 de Fevereiro de 2020 as 13h55

Acidente

Homem morre em grave acidente entre caminhonete e carreta na BR-163 em Lucas do Rio Verde

A colisão entre uma Toyota SW4 branca, placas de Sinop e uma carreta Scania aconteceu, no início da noite desta terça-feira, no quilômetro 693 da BR-16

19 de Fevereiro de 2020 as 13h51

Recreio Cultural

Recreio Cultural inicia atividades na Escola Cecília Meireles

Projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura promove apresentações culturais nas escolas

19 de Fevereiro de 2020 as 13h47

Festival

Esporte e Lazer divulga últimos ganhadores no Festival de Esportes de Praia 2020

A competição teve início no dia 08 e finalizou no dia 18 de fevereiro

19 de Fevereiro de 2020 as 13h42

Descarga

Bebê recebe descarga elétrica ao brincar com carregador de celular em Lucas do Rio Verde

Já com quadro clínico estável, a vítima foi encaminhada para o hospital, onde continua em observação médica.

19 de Fevereiro de 2020 as 07h37

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO