Aglomeração

Justamente quando o mundo todo pede distância, só crescem as denúncias de perturbação do sossego e aglomeração em Sorriso

Em apenas um fim de semana, 108 registros de atendimentos a uma reclamação bem específica: perturbação do sossego.

Fonte: Nádia Mastella
10 de Agosto de 2020 as 10h 07min

Fotos: Semsep

  Em apenas um fim de semana, 108 registros de atendimentos a uma reclamação bem específica: perturbação do sossego. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o Sars-CoV-2, este tipo de ocorrência está ainda associada a algo extremamente perigoso em se tratando de um vírus que se propaga pelas vias respiratórias, que são as aglomerações.

  Pois das 18 horas de sexta-feira (7h), até às 6 horas de hoje (10), a Guarda Municipal foi acionada 108 vezes para coibir este tipo de ação. Em mais uma edição da “Operação Dispersão” a GM atuou junto com integrantes do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura de Sorriso, da Força Tática da Polícia Militar e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A operação também resultou na remoção de 11 veículos, realização de oito testes de embriaguez utilizando  etilômetro, e quatro condutores levados à delegacia, além de outros atendimentos.

  Justamente quando as autoridades sanitárias locais e mundiais pedem que as pessoas mantenham uma distância segura umas das outras, os registros de perturbação do sossego e aglomerações só aumentam. Dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) mostram que em janeiro foram registradas 237 ocorrências desta natureza, em fevereiro, 254, e em março, quando começaram as restrições por conta da pandemia, os números saltaram para 336 ocorrências. Abril está no ranking com 463 registros, número que caiu para 349 em maio, e 335 em junho, mas que saltou para 538 ocorrências em julho. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, foram 2.512 registros de perturbação do sossego.

  Coordenador da Guarda Municipal, Márcio Pires lembra que não é preciso que o som seja de “tremer as paredes” para que seja configurada a perturbação do sossego, nem mesmo há um horário permitido para que o barulho esteja  “lá nas alturas”. “É preciso que as normas sejam respeitadas nas 24 horas do dia e o simples fato do som já se propagar além dos muros da casa e ser ouvido pelos vizinhos já configura a perturbação do sossego”, reforça.

  Com a vida de todos sendo sacudida pela pandemia, outro fator que preocupa os profissionais da segurança, assim como autoridades sanitárias, são as aglomerações, quase sempre casadas com as denúncias de perturbação do sossego. O último boletim com dados da Covid-19 em Sorriso, emitido ontem (9), traz o registro de 3.382 casos confirmados da doença, com 1.466 casos ativos, 1.859 curados e 57 mortes confirmadas.

  “Muitas vezes, pode parecer uma simples reunião familiar, ou um encontro de amigos, no entanto, neste momento, respeitar a regra do distanciamento social é uma forma de preservar a própria saúde e a saúde de toda uma comunidade”, comenta Pires, lembrando que o direito de uma pessoa termina onde começa o direito da outra pessoa. “Se o indivíduo gosta de ouvir o som mais alto, ele pode recorrer ao fone de ouvido e ouvir a música preferida sem perturbar os vizinhos”, pontua.

  As denúncias de situações desta natureza podem ser feitas pelo 150, que também centraliza orientações sobre a Covid -19; e também pelo 153, que é o número da Guarda Municipal de Trânsito. Estes números estão disponíveis nas 24 horas do dia.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Novo Complexo Esportivo

Binotti vai a Brasília buscar Complexo Esportivo de Alta Performance

A missão do Poder Público é poder transformar o presente e o futuro da sociedade

29 de Setembro de 2020 as 18h55

Desabamento

Igreja construída em Cuiabá no século 18 corre risco de desabar e deve ficar fechada até reforma

Última reforma que o templo passou foi em 2005. Reaberta em 2006, governos estaduais e federais gastaram, juntos, R$ 398 mil na obra.

29 de Setembro de 2020 as 18h50

Drogas

Drogas são tiradas de circulação em Cuiabá, Sinop e Barra do Garças

Policiais militares prenderam nesta segunda-feira (28.09), seis pessoas, sendo uma mulher e cinco homens por tráfico de droga.

29 de Setembro de 2020 as 18h03

Coronavírus

Secretaria de Saúde confirma mais dois óbitos por Covid-19 em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma mais duas mortes causadas pela Covid-19.

29 de Setembro de 2020 as 13h20

Acidente

Dois acidentes de trânsito são registrados nas últimas horas em Lucas do Rio Verde

Nesta segunda-feira (28), a Polícia Militar registrou dois acidentes de trânsito nas ruas e avenidas de Lucas do Rio Verde, onde envolvidos sofreram ferimentos e foram encaminhados para atendimento médico.

29 de Setembro de 2020 as 13h17

Furto

Cabos elétricos são furtados e afeta ala de pacientes com Covid-19 no Hospital Santa Casa em Cuiabá

Esta é a segunda vez que cabos de energia são furtados na unidade no mês de setembro. O primeiro caso ocorreu no dia 21 e os cabos foram retirados do mesmo local.

29 de Setembro de 2020 as 12h28

Roubo

Ladrão é flagrado roubando fiação elétrica de construção, mas consegue fugir

Por volta das 12h deste domingo (27), a Polícia Militar foi informada via 190 de um furto que teria ocorrido em um imóvel em obras localizado na Rua das Ixórias esquina com a Rua das Dálias, no Bairro Bandeirantes.

28 de Setembro de 2020 as 14h25

Operação

Operação integrada descobre plantação de maconha em região de mata

Foi retomada nesta sexta-feira (25) mais uma etapa da Operação Ostensividade Total.

28 de Setembro de 2020 as 14h23

Coronavírus

Normalizando: Cuiabá não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas

É a primeira vez desde o dia 5 de junho que a Capital não registra óbito em decorrência da doença.

28 de Setembro de 2020 as 14h04

Tempo

Previsão aponta chuva hoje em Cuiabá

A previsão de tempo aponta chuva na capital nesta segunda-feira, 28.

28 de Setembro de 2020 as 13h59

Disparos

Jovem é morto com disparos de arma de fogo em Lucas do Rio Verde

Vítima será sepultada em Lucas do Rio Verde

28 de Setembro de 2020 as 13h48

Acidente

Carro com cinco pessoas capota na BR-163; um passageiro morreu

Um grave acidente envolvendo um veículo VW Crossfox, de cor branca foi registrado no final da tarde deste domingo (27), por volta das 17h20, no Km 603 da BR-163, em Nova Mutum-MT.

28 de Setembro de 2020 as 13h45

Vagas de Emprego

Sine de Lucas do Rio Verde divulga vagas de emprego para esta segunda-feira (28)

Lucas do Rio Verde oferece 171 vagas de emprego foram divulgadas para esta quinta-feira (28/09), pelo Sine de Lucas do Rio Verde.

28 de Setembro de 2020 as 09h49

Chuva de Granizo

Várzea Grande registra chuva de granizo

Várzea Grande registrou ontem (26), chuva de granizo em alguns pontos da cidade.

27 de Setembro de 2020 as 10h36

Incêndio

Cadela é salva por hóspede após ficar presa em incêndio dentro de casa em Cuiabá

Shalon Santos, publicitário e amigo da família, que estava hospedado na casa, utilizou técnicas de primeiros socorros, como a respiração boca a boca para ajudar a cachorrinha a respirar.

27 de Setembro de 2020 as 10h20

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO