Jovens Talentos

Jovens talentos treinam e estudam nos Estados Unidos

Pelos bons resultados no atletismo brasileiro, Alencar Pereira (martelo), Alan Falchi (disco), Deisiane Teixeira (dardo), Ana Caroline Miguel (peso) e Mirieli Santos (salto triplo) ganharam bolsas de estudo e decidiram encarar novos desafios

Fonte: Assessoria CBAt
07 de Julho de 2020 as 09h 36min

Fotos: Internet | Arquivo

  Pelos bons resultados no atletismo brasileiro, Alencar Pereira (martelo), Alan Falchi (disco), Deisiane Teixeira (dardo), Ana Caroline Miguel (peso) e Mirieli Santos (salto triplo) ganharam bolsas de estudo e decidiram encarar novos desafios

  Jovens talentos do atletismo brasileiro resolveram mudar de ares e buscar lugar na tradicional relação entre esporte e universidade nos Estados Unidos. Desse grupo de novatos destacam-se Alencar Chagas Pereira, do martelo, Alan Christian de Falchi, do disco, Deisiane Teixeira, do dardo, Ana Caroline Miguel da Silva, do peso, e Mirieli Estaili Santos, do salto triplo.

  Alencar, paulista de São José Preto, já teve uma boa temporada no ano passado nos Estados Unidos. Aos 21 anos, completados no dia 18 de fevereiro, o atleta da ARPA conseguiu bons resultados. Em Hobbs, Novo México, ele bateu o recorde brasileiro sub-23, com 70,21 m, em maio de 2019. Com o resultado, tornou-se o terceiro brasileiro a superar a barreira dos 70 metros no martelo. Antes dele, só Allan Wolski (75,22 m) e Wagner Domingos, o Montanha (78.63 m), haviam conseguido.

  “Este ano está complicado. As competições universitárias foram canceladas por causa da pandemia. Estou podendo treinar, mas de maneira não oficial, em locais fora da escola e em casa”, disse Alencar, que pretende optar por biologia no final do ano na Universidade de Nebraska. “Estou estudando online, aproveitando a boa estrutura da faculdade, que até oferece computador para quem não tem.”

  Em Lincoln, onde mora, mantém-se em atividade visando competições não universitárias do segundo semestre. “Quero conseguir uma boa marca para ranquear, pensando no GP Brasil e no Troféu Brasil, em dezembro”, comentou o também recordista brasileiro sub-20, com 71,24 m, treinado por Flavio dos Santos Silva.

  Ana Caroline, Alan e Deisiane ganharam bolsas de estudo do Barton Community College e moram em Great Bend, no Kansas.

  Em seu segundo ano nos Estados Unidos, Ana Caroline, mineira de Contagem, optou por morar fora do Brasil para investir na “carreira de atleta e como pessoa”. “Não dava apenas para estudar e treinar em minha cidade. Tinha de procurar emprego para pagar a faculdade. Uma hora teria de fazer escolhas e resolvi tentar”, disse a atleta de 21 anos, líder do ranking brasileiro sub-20 de 2018 no arremesso do peso, com 14,99 m. “Aqui comecei a treinar também o martelo, a pedido do técnico David Schenek e espero ir bem em 2021 nas duas provas”, completou a atleta da APCEF-MG, que em Belo Horizonte treinava com Roberta Oliveira.

  Alan Christian, líder do ranking brasileiro sub-20 do disco de 2019, com 59,30 m, também está nos Estados Unidos para conciliar o esporte e a faculdade. Aos 20 anos, ele lembra que deixou a boa estrutura do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, para ganhar experiência. “Meus objetivos nos Estados Unidos são melhorar minha performance e estudar. Fiz matemática neste semestre e quero cursar educação física”, disse Alan, do IEMA/São Bernardo, orientado pelo técnico Rodrigo Dario.

  Paulista de Santo André, ele é o atual campeão brasileiro sub-20 e vice-campeão sul-americano. Integrou a seleção brasileira no Campeonato Pan-Americano de San José. Além do disco, também faz arremesso do peso.

  Já Deisiane Teixeira, da APA, terminou o ano passado na liderança do ranking brasileiro sub-20 do dardo, com 52,56 m. Em Great Bend, pretende superar a barreira dos 55 m. “Aqui tenho uma infraestrutura melhor do que tinha em Presidente Prudente. Pena foi a pandemia ter cancelado toda a temporada universitária. Por isso, já penso em 2021. Quero ganhar os campeonatos nacionais e espero receber proposta de uma grande universidade”, comentou a atleta, que completou 20 anos em abril, treinada na APA por Cremilson Julião Rodrigues. “Estou podendo treinar na pista e na academia da escola, mas sem o apoio de treinadores, que estão proibidos de trabalhar, por causa do novo coronavírus.”

  Aluna de comércio exterior na Universidade do Missouri, Mirieli Estaili Santos, vice-campeã mundial sub-20 no salto triplo, está em Sorriso (MT) desde março, quando deixou os Estados Unidos, para terminar a recuperação de uma cirurgia para a reconstrução dos ligamentos cruzados do joelho esquerdo.

  “Espero completar logo a recuperação da cirurgia, para voltar a saltar novamente e competir nos campeonatos universitários de 2021. Trabalho todos os dias pensando em conseguir índice para a Olimpíada de Tóquio”, disse a atleta paraense de nascimento, mas mato-grossense de criação, de 21 anos. “Sofri a lesão final de setembro e operei em outubro, depois de um início complicado de adaptação aos treinos e aos estudos”, prosseguiu a saltadora treinada por Marcos Vieira no Brasil e pelo búlgaro Iliyan Chamov nos Estados Unidos. Ela tem como melhor marca 13,81 m, obtida na conquista da medalha de prata no Mundial de Tampere, na Finlândia, em 2018.

  A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Matrículas

Matrículas da especialização em Ciências terminam na próxima segunda-feira (10)

A realização da matrícula será totalmente online via Sistema Eletrônico de Informações

07 de Agosto de 2020 as 16h06

Decreto

Decreto municipal estabelece novas medidas durante a pandemia

Estão autorizadas, de forma facultativa, atividades educacionais presenciais da rede particular de ensino a partir do 6º ano

07 de Agosto de 2020 as 16h02

Rede de Esgoto

Lucas: Bairro Bandeirantes começa a receber instalação da rede de esgoto sanitário

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde-MT, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, iniciou a construção da rede de saneamento básico no bairro Bandeirantes III.

07 de Agosto de 2020 as 15h57

Manta que Aquece

Mais de 2 mil famílias luverdenses serão beneficiadas com cobertores e agasalhos da Campanha Manta que Aquece

A iniciativa conta com apoio de instituições públicas e privadas

07 de Agosto de 2020 as 09h35

Prisão

Polícia Militar prende dois com drogas, dinheiro e balança de precisão no Bairro Rio Verde em Lucas do Rio Verde

Uma guarnição da PM estava em patrulhamento pelo Bairro Rio Verde, por volta das 21h30 da noite de ontem (06), quando se deparou com um grupo de pessoas, passando algo umas para as outras, provavelmente entorpecentes.

07 de Agosto de 2020 as 09h32

Droga

Suspeito é detido pela Polícia Civil entregando drogas no Bairro Veneza em Lucas do Rio Verde

Durante ação investigatória da equipe integrada envolvendo policiais civis e militares no bairro Veneza, um jovem de 20 anos acabou detido por tráfico.

07 de Agosto de 2020 as 09h29

Coronavírus

Covid-19: Sinop registra mais de 2 mil pessoas recuperadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, por meio do Boletim Informativo nº 128, de 06 de agosto, registrou até o final da tarde desta quinta-feira 2.277 casos confirmados de Covid-19.

07 de Agosto de 2020 as 09h22

Falecimento

Prefeitura de Sorriso lamenta o falecimento do “Seo João” presidente do bairro União

Prefeitura de Sorriso lamenta o falecimento do “Seo João” presidente do bairro União

07 de Agosto de 2020 as 09h18

Coronavírus

Classificação aponta Lucas do Rio Verde com risco alto de contaminação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou ontem, quinta-feira (30.07) o Boletim Informativo n° 151 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

07 de Agosto de 2020 as 09h13

Acidente

Motorista tenta desviar de anta, capota carreta e é socorrido pelos bombeiros de Lucas do Rio Verde

O motorista de 33 anos foi socorrido para atendimento médico pela equipe da 13ª CIABM e conduzido para o Pronto Atendimento Municipal (PAM).

07 de Agosto de 2020 as 09h05

Coronavírus

Sorriso registra 55ª morte por Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma a 55ª morte por Covid-19.

07 de Agosto de 2020 as 08h55

Aniversário

Live encerra comemoração dos 32 anos de Lucas do Rio Verde

Além das apresentações musicais, a programação do feriado contou com Culto Ecumênico e homenagens a pioneiros

06 de Agosto de 2020 as 15h18

Atropelamento

Ciclista é atropelado fora da faixa de pedestres na Avenida Mato Grosso

Uma guarnição da PM foi acionada via 190 por volta das 16h da tarde desta quarta-feira (05) para atendimento de um atropelamento que teria ocorrido na Avenida Mato Grosso, no Centro de Lucas do Rio Verde, envolvendo um automóvel e um ciclista.

06 de Agosto de 2020 as 15h10

Furto

Ladrão é flagrado dentro de residência no Jardim Europa com objetos furtados

A Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de furto que estaria em andamento em uma residência no Jardim Europa, em Lucas do Rio Verde.

06 de Agosto de 2020 as 15h08

Batida

Motorista passa mal e bate em veículo estacionado na Rua Giruá

O proprietário do veículo estacionado, estava dentro de casa quando ouviu o barulho do acidente e foi verificar o ocorrido

06 de Agosto de 2020 as 15h06

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO