Gatinha ‘Amorosa’ é a primeira a passar por cirurgia na Unidade Permanente de Castração
Animal está em recuperação e ficará disponível para adoção na Alpatas
Fonte:Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
20 de Janeiro de 2022 as 14h 15min

A felina de quatro anos, chamada Amorosa, foi o primeiro animal a passar pela cirurgia de esterilização na Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC), na manhã desta quinta-feira (20). Outras seis gatas, abrigadas pela Alpatas (Associação Luverdense de Proteção, Adoção e Tratamento de Animais sem Lar), passaram pelo procedimento hoje.
Após a cirurgia e o período de recuperação, os animais das ONGs estarão disponíveis para adoção responsável.
Segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que coordena os trabalhos feitos na unidade, em parceria com a Alpatas, já foram recebidos, até o momento, cerca de 500 cadastros de solicitação de castração.
A médica veterinária Érica Fernandes explica que a cirurgia é completamente segura, com uma série de protocolos e cuidados a serem seguidos. Por exemplo, o animalzinho precisa estar em jejum antes da castração, como detalha a responsável pelas cirurgias.
“Realizamos uma medicação pré-anestésica para o animal ficar mais relaxado e ficar apto a ser manipulado. Depois colocamos o acesso venoso, indução anestésica e, por fim, a intubação com anestesia geral para iniciar a cirurgia”, descreveu a profissional.
Ela conta ainda que o bichinho não sente nada durante o procedimento, tanto cães como gatos, e que ele costuma ser rápido e minimamente invasivo.
“A gente presa muito por essa qualidade. Estou muito feliz com o resultado. É algo que sempre gostei, de ajudar a população. Vai ter um impacto muito positivo para a qualidade de vida dos animais. Teremos menos animais nas ruas sofrendo maus-tratos, atropelamento. É algo muito satisfatório”, contou a veterinária Érica.
Conforme a regulamentação para a castração de cães e gatos, o projeto atenderá, inicialmente, proprietários ou tutores de cães e gatos com baixa renda comprovada, animais abandonados em situação de rua e ONGs que atuem no resgate de animais, que pertençam ao município de Lucas do Rio Verde.
“Nosso objetivo é castrar 200 animais por mês, o que vai facilitar também a adoção para as casas de abrigo e ONGs. É um momento de muita realização a entrega deste trabalho da gestão para a sociedade. Estávamos desde o ano passado nos empenhando nesse projeto. Hoje, efetivamente, estamos fazendo a primeira castração e o sentimento é de missão cumprida, pois a sociedade aguardava muito por esse momento”, celebrou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini.
A pasta salienta que os munícipes se atenham aos critérios de participação nessa primeira fase do projeto, além de verificar se toda a documentação solicitada foi anexada ao cadastro. É possível acompanhar o cadastro no site da Prefeitura, por meio do Portal Lucas Cidadão, para saber se foi aprovado.
Os documentos obrigatórios são:
• RG / CPF
• Comprovante de endereço
• Comprovante de renda
• Registro do Cadastro Único (CadÚnico)
Orientações
Os dias e horários em que serão realizados os procedimentos de castração, assim como a quantidade de animais por dia, serão determinados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, junto a Alpatas.
Para ser beneficiado pelo programa é necessário preencher um cadastro no site da Prefeitura. O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone.
O animal sairá da castração com o cone cirúrgico e medicação. Caso o proprietário ou tutor queira, poderá comprar a roupa pós-cirúrgica ou confeccionar.
O procedimento de castração será realizado por meio da parceria com a Alpatas, através de Termo de Fomento (Lei nº 3.258/2021) e Termo de Cessão (Lei nº 3.273/2021).
COMO FAZER O CADASTRO
No site da Prefeitura, o munícipe deve acessar o banner no topo do site "UPC - Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos".
Ao ser redirecionado para a página da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, leia atentamente todas as informações para a realização do procedimento.
Ao fim da página, estão descritos os documentos necessários. Ciente de todas as informações e com os documentos em mãos, acesse “Solicitação de Castração”.
Depois, acesse o seu cadastro no portal ou faça seu cadastro (caso não tenha).
O container está localizado na Avenida da Fé, no bairro Tessele Junior, ao lado da Alpatas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 99255-9604.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Cidades
Prefeitura participa de encerramento do projeto “Movimenta”
As atividades do projeto aconteceram na Escola Municipal Cora Coralina e na praça do bairro Jaime Seiti Fujii
25 de Junho de 2022 as 16h30Arraiá da Integração garante diversão para a comunidade em Lucas do Rio Verde
Tradicional festa de São João será nos dias 08 e 09 de julho; confira os atrativos
24 de Junho de 2022 as 15h00Lucas do Rio Verde participa do 1º Inquérito Nacional da Hanseníase
Pacientes curados foram avaliados com o objetivo de obter dados para elaborações de políticas públicas de combate à doença
24 de Junho de 2022 as 14h00Por meio da Semtra, Prefeitura segue com ações de levantamento de estradas vicinais
Além da região do Distrito de Boa Esperança, a equipe da Semtra também executo
24 de Junho de 2022 as 13h30PSF Nova Integração é descredenciado pelo Ministério da Saúde; local é ponto de imunização há mais de um ano
24 de Junho de 2022 as 12h45
Prefeitura registra 2.985 notificações de dengue em Lucas do Rio Verde
Denúncias sobre possíveis focos de dengue podem ser feitas pelo número (65) 3548-2508
24 de Junho de 2022 as 12h30Prefeitura entrega quase R$ 2,5 milhões em equipamentos de informática para as escolas
24 de Junho de 2022 as 12h00
Prefeitura investe em iluminação pública na Avenida da Fé e dos Desbravadores
Serão instalados 330 postes e luminárias no canteiro central das avenidas
24 de Junho de 2022 as 11h45Jovens exercitam a criatividade em concurso de desenho e slogan contra o trabalho infantil
O concurso é uma das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabal
24 de Junho de 2022 as 11h15Desenvolve Sorriso oferta formação continuada para empresários
24 de Junho de 2022 as 11h00
Prefeitura apresenta novos veículos para transporte escolar
“A terceirização nos garante mais agilidade no processo de reposição de veí
24 de Junho de 2022 as 11h00Atletas sorrisenses disputam várias competições no fim de semana
LIGA NORTE DE VOLEIBOL Hoje (24), as seleções feminina e juvenil de Sorriso via
24 de Junho de 2022 as 11h00Sorriso volta a abrir Hospital Municipal de Campanha
A medida, conforme o prefeito Ari Lafin, é uma forma de controlar a circulação
24 de Junho de 2022 as 11h00Pait e usinas de energia solar são temas de reunião com Aces e CDL
Pait O Pait é o estudo que serve de suporte para diversas ações a serem implan
24 de Junho de 2022 as 10h45Pequenos agricultores recebem Patrulha Agrícola na Comunidade Coait
Gradagem e análise do solo foram alguns dos serviços prestados
24 de Junho de 2022 as 10h30