Cidades

Espetáculo musical encerra a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero em Lucas do Rio Verde

Entre a programação da campanha, o ciclo de palestras Todos por Elas, com rodas de conversa, vídeos experimentais e as apresentações que encerram a campanha.

Fonte: Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz
09 de Dezembro de 2019 as 13h 46min

(Foto: Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz)

  As atividades da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero foram encerradas com apresentações culturais na Praça dos Migrantes na tarde desse domingo (8). Várias pessoas estiveram presentes e puderam prestigiar um espetáculo musical com cenas de situações que acontecem no dia a dia de uma mulher que sofre em um relacionamento abusivo, além de apresentações com músicas de empoderamento feminino.

  A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Assistência Social, buscou por meio dessa campanha, conscientizar, sensibilizar e prevenir a violência de gênero. Entre a programação da campanha, o ciclo de palestras Todos por Elas, com rodas de conversa, vídeos experimentais e as apresentações que encerram a campanha.

  A Primeira Dama Rafela Frizzo esteve junto na elaboração da campanha e fala sobre as atividades e a importância de conscientizar as mulheres sobre buscar ajuda e não aceitar nenhum tipo de violência. “Foram 16 dias intensos, onde foram feitos vários experimentos sociais, várias palestras, atividades voltadas para os homens também, tudo pensado para conscientização. Foi um campanha maravilhosa, com muita divulgação desse assunto que é muito difícil de falar, muito delicado, mas que, infelizmente, acontece no nosso município. Esperamos que essa campanha tenha ajudado essas mulheres que sofrem relações abusivas e que elas tenham coragem para denunciar, para pedir ajuda”, afirma.

  A secretaria de Assistência Social Lucileide Gurka ressaltou os projetos e as formas de ajudar essas mulheres no próximo ano. “Essa campanha teve o envolvimento de muitas pessoas e o mais bonito, mais importante disso tudo foi a Rede de Proteção que nós ganhamos, por que não adianta levantarmos todo uma demanda dessa violência de gênero se não tivermos uma forma de protege-las, de dar um amparo diante dessa situação e junto com ela o projeto Patrulha das Mulheres que tem o envolvimento das forças de segurança, estamos trabalhando para que em 2020 essa patrulha já esteja funcionando”, ressaltou.

  Muitas vezes as mulheres não buscam ajuda por fatores como medo do parceiro, insegurança, vergonha, mas quando essas vítimas conseguem enxergar a ajuda e perceber que existe outras pessoas na mesma situação, a esperança de liberdade volta a surgir. Através dessa campanha, das informações e demonstrações mostradas, o objetivo é que o resultado é que seja positivo. Para a psicóloga do CREAS Mirella Soares Martins as atividades e a conscientização são importantes para encorajar as vítimas e o resultado é positivo. “Nós tivemos uma devolução bem interessante da sociedade quanto a essa campanha, comentários positivos em relação aos vídeos que foram postados, das palestras e nós percebemos que as pessoas absorveram bastante as informações. Não conseguimos medir ainda o resultado dessa campanha em questão de procura dessas mulheres que sofrem em um relacionamento abusivo, mas acreditamos que todo esse trabalho feito vai encoraja-las a buscar ajuda e a se libertar dessa situação, pois esse foi nosso objetivo”, afirma a psicóloga.   

  A campanha começou no dia 21 de novembro e terminou no dia 08 de dezembro. A cantora nacional Ana Rafaela terminou a noite com um show para a população presente

  Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que precise ligue no número de 180 ou procure uma delegacia de polícia e denuncie. A Secretaria de Assistência Social realiza trabalhos com mulheres e também, familiares que sofrem com essas violências, todo trabalho é sigiloso e feito da melhor forma para ajudar as vítimas. Procure o CREAS que fica Av. Bahia, 908-1004 - Jardim das Palmeiras


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Segundo Semestre

UniLaSalle Lucas inicia segundo semestre letivo

Estamos diante de um desafio, mas vamos vencê-lo. Lembrem-se: “Grandes Coisas são Possíveis”.

08 de Agosto de 2020 as 07h17

Matrículas

Matrículas da especialização em Ciências terminam na próxima segunda-feira (10)

A realização da matrícula será totalmente online via Sistema Eletrônico de Informações

07 de Agosto de 2020 as 16h06

Decreto

Decreto municipal estabelece novas medidas durante a pandemia

Estão autorizadas, de forma facultativa, atividades educacionais presenciais da rede particular de ensino a partir do 6º ano

07 de Agosto de 2020 as 16h02

Rede de Esgoto

Lucas: Bairro Bandeirantes começa a receber instalação da rede de esgoto sanitário

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde-MT, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, iniciou a construção da rede de saneamento básico no bairro Bandeirantes III.

07 de Agosto de 2020 as 15h57

Manta que Aquece

Mais de 2 mil famílias luverdenses serão beneficiadas com cobertores e agasalhos da Campanha Manta que Aquece

A iniciativa conta com apoio de instituições públicas e privadas

07 de Agosto de 2020 as 09h35

Prisão

Polícia Militar prende dois com drogas, dinheiro e balança de precisão no Bairro Rio Verde em Lucas do Rio Verde

Uma guarnição da PM estava em patrulhamento pelo Bairro Rio Verde, por volta das 21h30 da noite de ontem (06), quando se deparou com um grupo de pessoas, passando algo umas para as outras, provavelmente entorpecentes.

07 de Agosto de 2020 as 09h32

Droga

Suspeito é detido pela Polícia Civil entregando drogas no Bairro Veneza em Lucas do Rio Verde

Durante ação investigatória da equipe integrada envolvendo policiais civis e militares no bairro Veneza, um jovem de 20 anos acabou detido por tráfico.

07 de Agosto de 2020 as 09h29

Coronavírus

Covid-19: Sinop registra mais de 2 mil pessoas recuperadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, por meio do Boletim Informativo nº 128, de 06 de agosto, registrou até o final da tarde desta quinta-feira 2.277 casos confirmados de Covid-19.

07 de Agosto de 2020 as 09h22

Falecimento

Prefeitura de Sorriso lamenta o falecimento do “Seo João” presidente do bairro União

Prefeitura de Sorriso lamenta o falecimento do “Seo João” presidente do bairro União

07 de Agosto de 2020 as 09h18

Coronavírus

Classificação aponta Lucas do Rio Verde com risco alto de contaminação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou ontem, quinta-feira (30.07) o Boletim Informativo n° 151 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

07 de Agosto de 2020 as 09h13

Acidente

Motorista tenta desviar de anta, capota carreta e é socorrido pelos bombeiros de Lucas do Rio Verde

O motorista de 33 anos foi socorrido para atendimento médico pela equipe da 13ª CIABM e conduzido para o Pronto Atendimento Municipal (PAM).

07 de Agosto de 2020 as 09h05

Coronavírus

Sorriso registra 55ª morte por Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma a 55ª morte por Covid-19.

07 de Agosto de 2020 as 08h55

Aniversário

Live encerra comemoração dos 32 anos de Lucas do Rio Verde

Além das apresentações musicais, a programação do feriado contou com Culto Ecumênico e homenagens a pioneiros

06 de Agosto de 2020 as 15h18

Atropelamento

Ciclista é atropelado fora da faixa de pedestres na Avenida Mato Grosso

Uma guarnição da PM foi acionada via 190 por volta das 16h da tarde desta quarta-feira (05) para atendimento de um atropelamento que teria ocorrido na Avenida Mato Grosso, no Centro de Lucas do Rio Verde, envolvendo um automóvel e um ciclista.

06 de Agosto de 2020 as 15h10

Furto

Ladrão é flagrado dentro de residência no Jardim Europa com objetos furtados

A Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de furto que estaria em andamento em uma residência no Jardim Europa, em Lucas do Rio Verde.

06 de Agosto de 2020 as 15h08

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO