Trabalho Educativo

Equipe de saúde bucal realiza trabalho educativo e de avaliação na Apae

Acompanhamento é realizado anualmente e só em casos excepcionais o tratamento será feito na Capital

Fonte: Neri Malheiros | Ascom Prefeitura
26 de Setembro de 2019 as 17h 43min

Os mais de 200 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) passaram por uma triagem odontológica e receberam orientações e kits de higiene distribuídos por duas equipes de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde que visitou a Escola Especial Renascer nos períodos matutino e vespertino desta quinta-feira, 26. Realizada anualmente, a atividade reforça os cuidados preventivos adotados pelos próprios profissionais da instituição.

Formada por duas dentistas, três auxiliares e uma técnica de saúde bucal, as equipes foram de sala em sala destacando a importância de cuidar da boca não só para ter os dentes saudáveis como também para evitar outros tipos de doenças corporais. “A gente saiu do consultório odontológico para trabalhar com os alunos especiais e com os professores desses alunos. Estamos focando hoje mais na prevenção, na orientação de escovação e de higiene bucal para que todos saibam como fazer e também para que os professores sirvam de multiplicadores desses conhecimentos para os pais desses alunos”, explica a dentista Fabíola Paludo, integrante de uma das equipes.  

A prevenção, segundo ela, faz toda a diferença para evitar dores e garantir uma melhor qualidade de vida para pessoas que geralmente apresentam mais de um tipo de limitação. “É preciso focar na prevenção e na higiene bucal em casa porque estamos lidando com pessoas que muitas vezes têm dificuldade de locomoção a uma unidade de saúde ou de aceitar um tratamento que exige que fiquem deitadas numa cadeira de dentista por um longo tempo”, destaca.

Depois de passarem por uma avaliação bucal, os alunos que precisarem de tratamento odontológico serão encaminhados para as unidades locais e aqueles que não puderem ser atendidos no próprio município deverão receber atendimento preventivo, restaurador e reabilitador no Hospital Geral Universitário (HGU) ou no Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), em Cuiabá.  

Muito participativa durante a visita à sua sala de aula, a aluna Andréia Borges, de 28 anos, que frequenta a escola desde pequena, disse que cuida da higiene bucal logo após acordar e depois de todas as refeições diariamente. “Faço isso porque é muito bom para a saúde dos meus dentes e até uso fio dental porque eu amo muito o meu sorriso”, conta.

Segundo a auxiliar de sala Neide Madeiro, por conta do grau mais acentuado de deficiência de alguns alunos, há necessidade de trabalhar repetidamente com as orientações sobre higiene bucal. “No início do ano foi encaminhado um projeto sobre higiene bucal e sempre precisamos estar ensinando, repetindo e lembrando os alunos sobre como devem fazer. Diferentemente da maioria, a Andréia tem uma facilidade muito grande de absorver o que é passado na sala de aula”, relata.

A necessidade de atenção especial faz com que o atendimento por sala de aula seja de no máximo 12 alunos. Formada em Pedagogia e com especialização em Educação Especial, a professora Carla Marine Ernzen destaca que os cuidados preventivos incluem palestras, ações conjuntas para mostrar como fazer a higienização e até mesmo o uso de alguns apetrechos feitos com materiais recicláveis para facilitar o aprendizado. “A dificuldade de memorização de alguns exige que a gente esteja todo dia repetindo certas coisas e com a higiene bucal não é diferente”, ressalta.  


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Danos Materiais

Acidente é registrado na estrada do campinho verde em Lucas do Rio Verde-MT

O veículo Fiat Strada, cor branca era conduzido por um jovem de 19 anos

24 de Outubro de 2020 as 07h06

Qualificação

Profissionais de saúde e segurança pública participam de curso de atendimento a tentativas de suicídio

O objetivo é capacitar os profissionais com aulas teóricas e práticas para intervenção baseada em escuta e diálogo

23 de Outubro de 2020 as 15h40

Aulas Presenciais

Prefeitura libera volta às aulas em escolas particulares, festas e abertura de espaços públicos em Rondonópolis (MT)

Reuniões, comemorações e festas em locais abertos também estão autorizadas com até 300 pessoas.

23 de Outubro de 2020 as 14h01

Coronavírus

Fotógrafo morre com Covid-19 após mais de 20 dias internado em Cuiabá

Lenine trabalhou na Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo de Mato Grosso por 42 anos.

23 de Outubro de 2020 as 13h58

Procura

Bombeiros continuam a procura de jovem desaparecido no Rio Verde

As buscas foram retomadas por volta das 08h desta sexta-feira (23).

23 de Outubro de 2020 as 13h43

Roubo

Homem é detido logo depois de provocar batida com Hilux roubada

Viatura da PM se envolveu na batida entre a caminhonete roubada e um carro de passeio. Criminoso foi preso logo em seguida

23 de Outubro de 2020 as 13h18

Apreensão

Polícia Militar apreende adolescente com drogas e rádio na frequência da polícia em Sinop

O adolescente foi encaminhado a delegacia de polícia onde ficará a disposição da justiça.

23 de Outubro de 2020 as 13h16

Chuva

Vento forte seguido de chuva causa prejuízos em Lucas do Rio Verde

A tarde de quinta-feira (22) iniciou com ventos fortes em alguns bairro da cidade de Lucas do Rio Verde-MT, causando danos materiais e queda de árvores.

22 de Outubro de 2020 as 18h25

Traficando

Casal é pego traficando droga em Sinop

Na casa do suspeito, os agentes encontraram sua companheira, uma adolescente. Ela realizava a mistura da droga com ácido bórico e água boricada

22 de Outubro de 2020 as 18h13

Ameaça

Suspeito ameaça matar a esposa é preso pela Polícia

Os policiais constataram que o suspeito apresentava sinais de embriaguez.

22 de Outubro de 2020 as 18h04

Desaparecimento

Jovem de 21 anos desaparece durante banho no Rio Verde em Lucas do Rio Verde

O possível afogamento ocorreu em um local conhecido como “pedreira”.

22 de Outubro de 2020 as 17h56

Estupro

Pai acorda a filha de madrugada e a estupra na capital de Mato Grosso

Um homem de 42 anos estuprou a própria filha de 15 anos, na madrugada da última segunda-feira (19), no bairro Planalto, em Cuiabá.

22 de Outubro de 2020 as 17h50

Temporal

Temporal assusta moradores e deixa vários estragos em Sinop

Quedas de energia foram registradas em bairros do município

22 de Outubro de 2020 as 13h21

Prisão

Ladrão é preso com caminhonete roubada após bater em carro e ser atingido por viatura da PM em Cuiabá

Os policiais foram informados pelo roubo através da empresa de rastreamento do veículo. A caminhonete foi roubada em Várzea Grande, na região metropolitana, e localizada no Bairro Santa Izabel.

22 de Outubro de 2020 as 13h04

Condena

Mãe e padrasto é condenado a mais de 10 anos de prisão por tentar matar menina com fio de ventilador e simularem suicídio em MT

Mãe e padrasto é condenado a mais de 10 anos de prisão por tentar matar menina com fio de ventilador e simularem suicídio em MT

22 de Outubro de 2020 as 09h16

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO