Encontros à distância

Encontros à distância cuidam da saúde mental e emocional dos profissionais da Educação

Bate-papos com psicóloga por videoconferência tratam das diferentes emoções vividas diante da pandemia e de como lidar com elas

Fonte: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
13 de Agosto de 2020 as 10h 49min

(Foto: Prefeitura)

  Como anda a saúde mental dos trabalhadores da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde diante da presença sinistra e dos efeitos traumatizantes da Covid-19? Como têm reagido às mudanças e incertezas provocadas pela doença no seu dia a dia e na rotina funcional e organizativa das escolas e de toda a sociedade?

  Para ouvir os cerca de 1.100 profissionais da Secretaria Municipal de Educação e obter essas e outras respostas e ao mesmo tempo oferecer todo apoio necessário, o Instituto de Formação e Orientação Profissional (Ifop), ligado ao Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional, em parceria com o Programa Anjos da Escola, tem promovido encontros virtuais por meio de videoconferência desde a semana passada e que terão continuidade até que os bate-papos online atinjam o conjunto de servidores da rede de ensino.   

  Segundo a psicóloga Jéssica Ribeiro, designada pelo Programa Anjos da Escola para conduzir as atividades online, o objetivo principal desses encontros tem sido levar à percepção e maior clareza sobre a gravidade do atual momento, sensibilizar para o tema, para o autocuidado e a prevenção sobre a saúde mental e se, por ventura, a pessoa precisar, saber onde buscar ajuda, qual o tipo de profissional pode ser procurado entre os diversos serviços oferecidos pela rede pública para que haja esse acolhimento e orientação mais específicos e personalizados.

  “O formato é para proporcionar a troca mesmo, um espaço para que as pessoas falem o que estão sentindo. Primeiro, para estimulá-los a falar abertamente, eu peço que expressem seus sentimentos descrevendo em uma única palavra esse momento todo. A seguir, explico o contexto e a gente reflete a respeito disso. Eu também falo um pouco sobre as nossas emoções básicas, a função de cada uma, porque é normal sentir tais emoções e a importância de darmos atenção a elas para que a gente se conheça um pouco mais e, sem se reprimir, tenha mais autocontrole e até mesmo possa se prevenir de um adoecimento ao falar sobre esses sentimentos para diminuir as tensões, a ansiedade, o medo”, observa.

  Na opinião da professora Eniara Aparecida da Silva, do Centro de Educação Infantil Pequeno Príncipe, esse tipo de iniciativa precisa se repetir mais vezes. “Foi muito importante porque ela abordou temas bem delicados da nossa saúde física e mental durante essa pandemia. Como esse distanciamento social, que nos obriga a ficar distantes, sem poder ter contato com as colegas e nem com os nossos alunos e que está deixando as pessoas ansiosas. Tivemos trocas bem interessantes e acredito que seja importante cuidar da nossa mente durante esse período. Eu tenho praticado pedaladas para ajudar enquanto não podemos voltar ao trabalho. Espero que tenha mais desses momentos para compartilharmos experiências uns com os outros”, disse.

  Embora o formato e o tema sejam os mesmos, cada encontro tem sido diferente e a psicóloga deixa a conversa fluir sem ficar presa a um roteiro rígido e preestabelecido. Às vezes, um determinado grupo fala menos e dá para seguir o direcionamento previamente preparado para a abordagem. Outras vezes, o bate-papo deriva para assuntos específicos, como os filhos ou o luto, e aí entra em cena a habilidade da profissional em explorar as diversas facetas dos novos temas inseridos e, por exemplo, conduzir a conversa para como lidar com a morte e a própria perda de familiares e pessoas queridas.

  “O encontro foi maravilhoso, supriu nossas expectativas e deixou um gosto de quero mais porque esse é um momento em que nós estamos precisando deixar nossa mente saudável e todo nosso ser precisa estar em equilíbrio. Esse tempo em que a gente pôde ouvir uma especialista na área de psicologia serviu para que eu pudesse me autoavaliar, saber como eu estou e o que eu preciso fazer para melhorar, para higienizar a minha mente. Eu espero que a gente possa desfrutar de mais momentos como esse”, declarou a professora Débora Lidiana da Cruz Silva, do Centro de Educação Infantil Aquarela.

  A assessora pedagógica Silvânia Geller, do Ifop, explica que os primeiros bate-papos foram organizados por escola com profissionais da educação infantil e depois, ainda na semana passada, foi a vez dos secretários escolares. A sequência, ao longo desta semana, prevê o atendimento de monitores e estagiários e a programação seguirá até que todos os funcionários participem dos encontros. “Precisamos cuidar do bem-estar físico e emocional de cada um para podermos entregar um trabalho bem feito para a sociedade luverdense. É um momento em que eles podem tirar suas dúvidas e quem não estiver se sentindo bem deve aproveitar e colocar para fora aquilo que está sentindo, pois pode ser que esteja precisando da atenção de um especialista”, ressalta.

  Professora do Infantil B, do matutino da Creche Menino Jesus, Ana Lúcia de Souza supõe que tanta preocupação com os outros faz com que as pessoas se esqueçam de si mesmas e que essa formação veio para dizer o quanto cada um é importante e também precisa ir muito além do simples hábito de lavar bem as mãos e usar máscara, cuidando igualmente de sua própria mente e estabilidade emocional.

  “Essa formação foi incrível e eu só tenho a agradecer, porque ela clareou as ideias e você começa a se organizar primeiro. Veio para orientar, pois é tanta demanda, da escola do filho, do seu trabalho, da sua casa, uma quebra de rotina que, quando você vê, está comendo mal, dormindo mal, não está se cuidando porque não sai de casa, aí não hidrata mais o cabelo, não passa esmalte nas unhas, não se veste bem. E a autoestima como fica? A gente sabe que isso vem de dentro e você tem que resgatar isso, ressignificar sua própria vida. Então, a partir dessa formação, eu fiz algumas reflexões e resolvi que mesmo sem sair de casa eu preciso criar uma rotina. Se vou fazer um trabalho da creche, eu troco de roupa e visto o uniforme da creche para ir lá executar esse trabalho. Estabeleci horário para o meu filho estudar, para ajudá-lo com as lições, um horário para organizar a casa, um horário para mim”, relata.

 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Novo Complexo Esportivo

Binotti vai a Brasília buscar Complexo Esportivo de Alta Performance

A missão do Poder Público é poder transformar o presente e o futuro da sociedade

29 de Setembro de 2020 as 18h55

Desabamento

Igreja construída em Cuiabá no século 18 corre risco de desabar e deve ficar fechada até reforma

Última reforma que o templo passou foi em 2005. Reaberta em 2006, governos estaduais e federais gastaram, juntos, R$ 398 mil na obra.

29 de Setembro de 2020 as 18h50

Drogas

Drogas são tiradas de circulação em Cuiabá, Sinop e Barra do Garças

Policiais militares prenderam nesta segunda-feira (28.09), seis pessoas, sendo uma mulher e cinco homens por tráfico de droga.

29 de Setembro de 2020 as 18h03

Coronavírus

Secretaria de Saúde confirma mais dois óbitos por Covid-19 em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma mais duas mortes causadas pela Covid-19.

29 de Setembro de 2020 as 13h20

Acidente

Dois acidentes de trânsito são registrados nas últimas horas em Lucas do Rio Verde

Nesta segunda-feira (28), a Polícia Militar registrou dois acidentes de trânsito nas ruas e avenidas de Lucas do Rio Verde, onde envolvidos sofreram ferimentos e foram encaminhados para atendimento médico.

29 de Setembro de 2020 as 13h17

Furto

Cabos elétricos são furtados e afeta ala de pacientes com Covid-19 no Hospital Santa Casa em Cuiabá

Esta é a segunda vez que cabos de energia são furtados na unidade no mês de setembro. O primeiro caso ocorreu no dia 21 e os cabos foram retirados do mesmo local.

29 de Setembro de 2020 as 12h28

Roubo

Ladrão é flagrado roubando fiação elétrica de construção, mas consegue fugir

Por volta das 12h deste domingo (27), a Polícia Militar foi informada via 190 de um furto que teria ocorrido em um imóvel em obras localizado na Rua das Ixórias esquina com a Rua das Dálias, no Bairro Bandeirantes.

28 de Setembro de 2020 as 14h25

Operação

Operação integrada descobre plantação de maconha em região de mata

Foi retomada nesta sexta-feira (25) mais uma etapa da Operação Ostensividade Total.

28 de Setembro de 2020 as 14h23

Coronavírus

Normalizando: Cuiabá não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas

É a primeira vez desde o dia 5 de junho que a Capital não registra óbito em decorrência da doença.

28 de Setembro de 2020 as 14h04

Tempo

Previsão aponta chuva hoje em Cuiabá

A previsão de tempo aponta chuva na capital nesta segunda-feira, 28.

28 de Setembro de 2020 as 13h59

Disparos

Jovem é morto com disparos de arma de fogo em Lucas do Rio Verde

Vítima será sepultada em Lucas do Rio Verde

28 de Setembro de 2020 as 13h48

Acidente

Carro com cinco pessoas capota na BR-163; um passageiro morreu

Um grave acidente envolvendo um veículo VW Crossfox, de cor branca foi registrado no final da tarde deste domingo (27), por volta das 17h20, no Km 603 da BR-163, em Nova Mutum-MT.

28 de Setembro de 2020 as 13h45

Vagas de Emprego

Sine de Lucas do Rio Verde divulga vagas de emprego para esta segunda-feira (28)

Lucas do Rio Verde oferece 171 vagas de emprego foram divulgadas para esta quinta-feira (28/09), pelo Sine de Lucas do Rio Verde.

28 de Setembro de 2020 as 09h49

Chuva de Granizo

Várzea Grande registra chuva de granizo

Várzea Grande registrou ontem (26), chuva de granizo em alguns pontos da cidade.

27 de Setembro de 2020 as 10h36

Incêndio

Cadela é salva por hóspede após ficar presa em incêndio dentro de casa em Cuiabá

Shalon Santos, publicitário e amigo da família, que estava hospedado na casa, utilizou técnicas de primeiros socorros, como a respiração boca a boca para ajudar a cachorrinha a respirar.

27 de Setembro de 2020 as 10h20

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO