Educação

Educação de Lucas do Rio Verde é a única de Mato Grosso reconhecida em estudo dos TCEs

Pesquisa mapeou e reconheceu boas práticas do ensino básico em todo o país

Fonte: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
29 de Junho de 2020 as 18h 27min

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

  “Existe educação pública de qualidade no Brasil”. Mais que uma constatação, a frase dita pelo fundador do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Faria, durante a abertura da transmissão online do evento de lançamento nacional do estudo Educação que faz a diferença e de seus principais resultados, na quinta-feira, 25, derruba o mito de que nada funciona direito no setor público.

  A pesquisa feita em parceria com cada um dos 28 Tribunais de Contas do país reconheceu boas práticas educacionais desenvolvido por 118 redes de ensino básico dos municípios brasileiros e Lucas do Rio Verde é o único entre os cinco premiados da Região Centro-Oeste, com o recebimento do selo de qualidade Destaque Estadual. Sobral, no Ceará, e Jales, em São Paulo, são as duas únicas redes que conquistaram o selo Excelência.

  Desenvolvido pelo instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comitê Técnico da Educação (CTE/IRB) e o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), o estudo contou com o trabalho de campo de auditores dos órgãos estaduais de fiscalização das contas públicas.

  Para a premiação, as redes de ensino foram divididas nos estágios de Excelência, Bom Percurso e Destaque Estadual e, sem perder de vista a realidade socioeconômica dos estudantes, tiveram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e estratégias de gestão, acompanhamento pedagógico, monitoramento da aprendizagem e formação continuada entre os principais critérios analisados.  

  Na opinião da secretária de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, o reconhecimento e todos os bons resultados atingidos pela rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde, detentora do segundo melhor Ideb de Mato Grosso, deve ser atribuído aos investimentos em infraestrutura e tecnologia, cuidado pedagógico, aulas de apoio e formação dos mais de mil profissionais para atender as demandas do setor e garantir uma educação de qualidade, verdadeiramente integral e inclusiva.

  “Temos mais de 11 mil alunos em nossa rede e o município recebe um grande número de crianças vindas de todas as partes do país sem o mesmo nível do aprendizado local. O monitoramento constante dos resultados permite mapeá-los para que tenham acompanhamento e apoio no contraturno escolar para não ficarem para trás. Claro que ficamos honrados com esse reconhecimento como rede de referência. Mas nada disso seria possível sem o empenho e o comprometimento dos nossos professores”, destaca.

  Após participarem de treinamento em São Paulo para conhecer o material e a metodologia da pesquisa, auditores da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Educação e Segurança Pública do TCE-MT visitaram escolas públicas que ofertam o ensino fundamental para mapear bons exemplos já consolidados. Em Lucas do Rio Verde, a visitação para acompanhamento do dia a dia da gestão e desempenho pedagógico se deu no ano passado.

  “Educação faz a diferença foi um projeto diferente de tudo que eu já tinha feito no Tribunal. Primeiro, que identificar boas práticas é uma coisa que geralmente a gente não fazia. Como auditores, estávamos mais acostumados a apontar falhas e identificar defeitos e pela primeira vez eu pude fazer um trabalho de identificar boas práticas para serem disseminadas para outras redes de ensino”, destacou Gílson Araújo, do TCE de Pernambuco, um dos técnicos envolvidos no estudo.

  Ainda no Centro–Oeste, os municípios de Goaianésia, Mineiros e Rio Verde, em Goiás, foram premiados com o selo Bom Percurso. Nova Andradina, em Mato Grosso do Sul, também ganhou o Selo Destaque Estadual.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Matrículas

Matrículas da especialização em Ciências terminam na próxima segunda-feira (10)

A realização da matrícula será totalmente online via Sistema Eletrônico de Informações

07 de Agosto de 2020 as 16h06

Decreto

Decreto municipal estabelece novas medidas durante a pandemia

Estão autorizadas, de forma facultativa, atividades educacionais presenciais da rede particular de ensino a partir do 6º ano

07 de Agosto de 2020 as 16h02

Rede de Esgoto

Lucas: Bairro Bandeirantes começa a receber instalação da rede de esgoto sanitário

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde-MT, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, iniciou a construção da rede de saneamento básico no bairro Bandeirantes III.

07 de Agosto de 2020 as 15h57

Manta que Aquece

Mais de 2 mil famílias luverdenses serão beneficiadas com cobertores e agasalhos da Campanha Manta que Aquece

A iniciativa conta com apoio de instituições públicas e privadas

07 de Agosto de 2020 as 09h35

Prisão

Polícia Militar prende dois com drogas, dinheiro e balança de precisão no Bairro Rio Verde em Lucas do Rio Verde

Uma guarnição da PM estava em patrulhamento pelo Bairro Rio Verde, por volta das 21h30 da noite de ontem (06), quando se deparou com um grupo de pessoas, passando algo umas para as outras, provavelmente entorpecentes.

07 de Agosto de 2020 as 09h32

Droga

Suspeito é detido pela Polícia Civil entregando drogas no Bairro Veneza em Lucas do Rio Verde

Durante ação investigatória da equipe integrada envolvendo policiais civis e militares no bairro Veneza, um jovem de 20 anos acabou detido por tráfico.

07 de Agosto de 2020 as 09h29

Coronavírus

Covid-19: Sinop registra mais de 2 mil pessoas recuperadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, por meio do Boletim Informativo nº 128, de 06 de agosto, registrou até o final da tarde desta quinta-feira 2.277 casos confirmados de Covid-19.

07 de Agosto de 2020 as 09h22

Falecimento

Prefeitura de Sorriso lamenta o falecimento do “Seo João” presidente do bairro União

Prefeitura de Sorriso lamenta o falecimento do “Seo João” presidente do bairro União

07 de Agosto de 2020 as 09h18

Coronavírus

Classificação aponta Lucas do Rio Verde com risco alto de contaminação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou ontem, quinta-feira (30.07) o Boletim Informativo n° 151 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

07 de Agosto de 2020 as 09h13

Acidente

Motorista tenta desviar de anta, capota carreta e é socorrido pelos bombeiros de Lucas do Rio Verde

O motorista de 33 anos foi socorrido para atendimento médico pela equipe da 13ª CIABM e conduzido para o Pronto Atendimento Municipal (PAM).

07 de Agosto de 2020 as 09h05

Coronavírus

Sorriso registra 55ª morte por Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma a 55ª morte por Covid-19.

07 de Agosto de 2020 as 08h55

Aniversário

Live encerra comemoração dos 32 anos de Lucas do Rio Verde

Além das apresentações musicais, a programação do feriado contou com Culto Ecumênico e homenagens a pioneiros

06 de Agosto de 2020 as 15h18

Atropelamento

Ciclista é atropelado fora da faixa de pedestres na Avenida Mato Grosso

Uma guarnição da PM foi acionada via 190 por volta das 16h da tarde desta quarta-feira (05) para atendimento de um atropelamento que teria ocorrido na Avenida Mato Grosso, no Centro de Lucas do Rio Verde, envolvendo um automóvel e um ciclista.

06 de Agosto de 2020 as 15h10

Furto

Ladrão é flagrado dentro de residência no Jardim Europa com objetos furtados

A Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de furto que estaria em andamento em uma residência no Jardim Europa, em Lucas do Rio Verde.

06 de Agosto de 2020 as 15h08

Batida

Motorista passa mal e bate em veículo estacionado na Rua Giruá

O proprietário do veículo estacionado, estava dentro de casa quando ouviu o barulho do acidente e foi verificar o ocorrido

06 de Agosto de 2020 as 15h06

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO