Esmolas

Dar esmolas não é o indicado para ajudar pessoas em situação de rua

Encaminhar para atendimento especializado no CREAS é a melhor forma de auxiliar

Fonte: Nádia Mastella
14 de Agosto de 2020 as 14h 34min

Tags

  Ver uma pessoa pedindo dinheiro no semáforo, expondo a fome ou outras necessidades tão básicas, dá um aperto no coração, não é? De repente, você se lembra de quão farta é sua mesa, e num impulso de empatia, você resolve ver quanto tem no bolso para ajudar imediatamente aquela pessoa.

  Repleta de intenções nobres, como a compaixão, esta ação imediatista, infelizmente, pode impedir uma mudança necessária: que a pessoa saia da situação de rua e passe a ser protagonista de uma nova forma de vida. Desde 2018, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), vem reforçando a campanha “Não dê esmola, dê cidadania”, que tem como foco justamente encaminhar as pessoas em situação de rua para que recebam a acolhida especializada dos profissionais que atuam na pasta.

  O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na rua Otávio de Souza Cruz, 275, próximo ao Park Shopping Sorriso e à sede da OAB, é o local especialmente preparado para encaminhar as pessoas em situação de rua. Lá, uma equipe multidisciplinar, composta por abordadores sociais, assistentes sociais e psicólogos analisará cada situação. A partir da abordagem criteriosa, a equipe pode adotar uma série de ações, como reforçar os vínculos entre a pessoa acolhida e sua família de origem, encaminhar para instituição de acolhimento que mantém convênio com a Prefeitura, como a Casa do Oleiro, por exemplo;  conduzir para atendimento em unidades de saúde quando for necessário e também auxiliar no retorno ao mercado de trabalho.

  “Cada pessoa abordada é ouvida com atenção e o foco do trabalho é realmente permitir que ela possa dar um salto positivo em sua vida”, explica a titular da Semas, Jucélia Ferro. Somente de janeiro a junho deste ano, 373 pessoas em situação de rua cujas famílias moram em Sorriso foram abordadas por profissionais do CREAS. Fevereiro e março foram os meses com maior volume de atendimentos, com 90 registros em cada mês. Abril está no ranking com 77 atendimentos, enquanto janeiro conta com 70. Em maio, foram 25 atendimentos, e em junho, 21.

  Quando se leva em consideração o número de migrantes atendidos na instituição, o número é de 251 no acumulado de janeiro a junho, com o recorde de 68 atendimentos em maio, 66 em junho e nenhum atendimento a migrante em abril. Os meses de janeiro, fevereiro e março registraram, cada um, 39 atendimentos. Para ajudar os migrantes a voltarem para suas famílias, a Semas concedeu 88 passagens, sendo 25 no mês de abril, 39 em maio e 24 em junho.

  Mais uma vez, a Semas reforça a importância de não se dar esmolas às pessoas em situação de rua, mas sim entrar em contato com o CREAS pelos telefones 3544 9683, 3545 1577 ou pelo Disque 100.

  Mesmo em plena pandemia do novo coronavírus, o Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19, os trabalhos desenvolvidos pelo CREAS tiveram continuidade, justamente para evitar que pessoas em situação de rua ficassem ainda mais expostas ao vírus. “Buscamos reforçar os cuidados com a equipe do CREAS, trabalhando sempre com o objetivo de preservar a vida, a saúde e estimular a autonomia de cada cidadão” reforça Jucélia.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Coronavírus

Secretaria de Saúde confirma mais dois óbitos por Covid-19 em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirma mais duas mortes causadas pela Covid-19.

29 de Setembro de 2020 as 13h20

Acidente

Dois acidentes de trânsito são registrados nas últimas horas em Lucas do Rio Verde

Nesta segunda-feira (28), a Polícia Militar registrou dois acidentes de trânsito nas ruas e avenidas de Lucas do Rio Verde, onde envolvidos sofreram ferimentos e foram encaminhados para atendimento médico.

29 de Setembro de 2020 as 13h17

Furto

Cabos elétricos são furtados e afeta ala de pacientes com Covid-19 no Hospital Santa Casa em Cuiabá

Esta é a segunda vez que cabos de energia são furtados na unidade no mês de setembro. O primeiro caso ocorreu no dia 21 e os cabos foram retirados do mesmo local.

29 de Setembro de 2020 as 12h28

Roubo

Ladrão é flagrado roubando fiação elétrica de construção, mas consegue fugir

Por volta das 12h deste domingo (27), a Polícia Militar foi informada via 190 de um furto que teria ocorrido em um imóvel em obras localizado na Rua das Ixórias esquina com a Rua das Dálias, no Bairro Bandeirantes.

28 de Setembro de 2020 as 14h25

Operação

Operação integrada descobre plantação de maconha em região de mata

Foi retomada nesta sexta-feira (25) mais uma etapa da Operação Ostensividade Total.

28 de Setembro de 2020 as 14h23

Coronavírus

Normalizando: Cuiabá não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas

É a primeira vez desde o dia 5 de junho que a Capital não registra óbito em decorrência da doença.

28 de Setembro de 2020 as 14h04

Tempo

Previsão aponta chuva hoje em Cuiabá

A previsão de tempo aponta chuva na capital nesta segunda-feira, 28.

28 de Setembro de 2020 as 13h59

Disparos

Jovem é morto com disparos de arma de fogo em Lucas do Rio Verde

Vítima será sepultada em Lucas do Rio Verde

28 de Setembro de 2020 as 13h48

Acidente

Carro com cinco pessoas capota na BR-163; um passageiro morreu

Um grave acidente envolvendo um veículo VW Crossfox, de cor branca foi registrado no final da tarde deste domingo (27), por volta das 17h20, no Km 603 da BR-163, em Nova Mutum-MT.

28 de Setembro de 2020 as 13h45

Vagas de Emprego

Sine de Lucas do Rio Verde divulga vagas de emprego para esta segunda-feira (28)

Lucas do Rio Verde oferece 171 vagas de emprego foram divulgadas para esta quinta-feira (28/09), pelo Sine de Lucas do Rio Verde.

28 de Setembro de 2020 as 09h49

Chuva de Granizo

Várzea Grande registra chuva de granizo

Várzea Grande registrou ontem (26), chuva de granizo em alguns pontos da cidade.

27 de Setembro de 2020 as 10h36

Incêndio

Cadela é salva por hóspede após ficar presa em incêndio dentro de casa em Cuiabá

Shalon Santos, publicitário e amigo da família, que estava hospedado na casa, utilizou técnicas de primeiros socorros, como a respiração boca a boca para ajudar a cachorrinha a respirar.

27 de Setembro de 2020 as 10h20

Arrecadação

Cantor sertanejo arrecada mais de R$ 38 mil em prol do Hospital São Lucas

Com o objetivo de ajudar o Hospital São Lucas, a Live Do Campo para a Cidade, com o cantor de Lucas do Rio Verde, Enrique Valcanaia foi transmitida pelo canal do músico no dia 11 de setembro.

25 de Setembro de 2020 as 18h51

Procon

Procon de Lucas do Rio Verde disponibiliza atendimento presencial e eletrônico

Denúncias e reclamações podem ser feitas por site, e-mail ou pessoalmente

25 de Setembro de 2020 as 10h03

Incêndio

Incêndio em fábrica de ração destrói galpão e produtos em Cuiabá

Bombeiros relataram dificuldade durante o combate, pois havia uma grande quantidade material inflamável.

25 de Setembro de 2020 as 09h02

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO