Dengue

Casos de dengue aumentam 2.250 % em Tapurah

Segundo o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde, houve um número alarmante de casos de dengue, zika e chikungunya no primeiro quadrimestre do ano.

Fonte: Prefeitura Municipal de Tapurah
22 de Maio de 2020 as 14h 57min

Por: Prefeitura Municipal de Tapurah

  Segundo o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde, houve um número alarmante de casos de dengue, zika e chikungunya no primeiro quadrimestre do ano. De janeiro a abril de 2019 foram registrados apenas 19 casos, já em 2020 no mesmo período foram 446 casos registrados ou seja um aumento de 2.250%.

  O Secretário de Saúde, Marco Felipe, diz que prevenir é a melhor forma de combate à dengue. Medidas simples, como não deixar expostos materiais que possam acumular água ajudam toda a vizinhança. "As pessoas devem estar atentas aos sintomas da dengue: febre, náuseas, vômitos, vermelhidão ou manchas pelo corpo, dores na cabeça, atrás dos olhos ou no corpo. Se sentir isso, procure sua Unidade Básica de Saúde e siga as orientações, beba bastante líquidos, repouse, e não tome remédios sem prescrição médica".

  Levantamento do Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Tapurah apontou que 84% dos focos do mosquito da dengue encontrados pelas equipes de saúde estavam em residências. Quase 1.300 focos positivos do Aedes aegypti dentro da cidade.

  O risco agora é que aumente o número de casos graves, por isso é preciso combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.  A melhor forma de prevenção da dengue e das outras doenças transmitidas pela picada do Aedes, é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis criadouros. Calhas, vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e até recipientes pequenos, como tampinhas, podem conter larvas do mosquito. É preciso substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia, deixar a caixa d´água tampada e cobrir todos os grandes reservatórios de água, como as piscinas.

  Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38,5ºC), dores musculares intensas, dor nos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A infecção pode ser sem sintomas, leve ou grave. Se for grave, a doença pode provocar perda de peso, náuseas e vômitos. O paciente com dengue precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Coronavírus

Lucas do Rio Verde já registra 76 casos de Covid-19; 31 pessoas já estão recuperadas

O boletim epidemiológico de n° 74, divulgado pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 na manhã desta segunda-feira (1° de junho), mostrou que o número de casos positivos da doença aumentou e agora Lucas do Rio Verde registra 76 casos de Coronavíru

01 de Junho de 2020 as 13h37

Flagrante

Casal é flagrado pela PM fazendo sexo em carro com as portas abertas no Bairro Primavera

Por volta das 18h20 da tarde de ontem (31), em rondas pela Rua Pau Brasil, próximo a uma região de mata, no Bairro Primavera 2, policiais militares visualizaram um veículo Fiat Siena de cor branca, com seus ocupantes em atitude suspeita.

01 de Junho de 2020 as 13h33

Embriaguez

Motociclista embriagada é detida após ser encontrada caída em canteiro de avenida

Neste domingo (31), uma guarnição da PM estava em rondas pela Avenida Ângelo Dallalba quando se deparou com uma mulher caída em cima do canteiro centra da via

01 de Junho de 2020 as 13h30

Provocação

Rapaz é detido após provocar e xingar PMs em avenida de Lucas do Rio Verde

Ao passar pelo grupo, um deles gritou “olha os polícia de merda”.

01 de Junho de 2020 as 13h26

Acidente

Motociclista dá esticada em moto, mas rampa lombada e cai em avenida

Em rondas pela Avenida Ângelo Dallalba neste domingo (31), policiais militares se depararam com um acidente de trânsito.

01 de Junho de 2020 as 13h24

Decreto

Decreto municipal apresenta novas medidas para rede particular de ensino

O documento traz ainda novas recomendações aos restaurantes

01 de Junho de 2020 as 13h21

Coronavírus

Servidor da Prefeitura e primeiro paciente internado na UTI com Covid-19 em Sorriso está curado e em casa

Depois de ficar 22 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional, com Covid-19, o servidor da Prefeitura de Sorriso, há 27 anos, Alair Alves de Oliveira, saiu do hospital e está em casa com a família.

01 de Junho de 2020 as 09h35

Manta que Aquece

Campanha Manta que Aquece é reeditada em Lucas do Rio Verde

Devido à pandemia, que fez crescer o número de famílias em dificuldade, organizadores têm a expectativa de aumentar o volume de doações

01 de Junho de 2020 as 09h24

Óbito

Homem é encontrado morto em residência no Jardim Primavera em Lucas do Rio Verde

Um homem foi achado sem vida em uma residência na Rua Carvoeiro, bairro Primavera em Lucas do Rio Verde.

01 de Junho de 2020 as 09h18

Esta é a sexta morte provocada pelo novo Coronav

Caminhoneiro de 64 anos morre de Covid-19 em MT; ele não tinha nenhuma outra doença

De acordo com a Prefeitura de Rondonópolis, o motorista havia viajado recentemente para Rondônia. No entanto, ele já vinha apresentando sintomas de tosse, dor de cabeça e fraqueza desde o dia 19 de maio.

01 de Junho de 2020 as 08h22

Refém

Motorista de aplicativo é feito refém durante roubo em Lucas do Rio Verde

Vítima foi amarrada e colocada no porta-malas do veículo

30 de Maio de 2020 as 12h16

Acidente

Morador de Lucas do Rio Verde morre em grave acidente na BR-163

Outra vítima fatal era moradora de Brasília-DF e estava indo para o Pará, buscar a mãe.

30 de Maio de 2020 as 12h12

Auxílio Emergencial

Agência da Caixa em Lucas do Rio Verde abrirá neste sábado para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial

A agência da Caixa Econômica Federal de Lucas do Rio Verde abrirá neste sábado (30) para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial do Governo Federal.

29 de Maio de 2020 as 14h25

Acidente

Acidente ocorrido no Bairro Alvorada deixa condutor ferido em Lucas do Rio Verde

Por volta das 17h45 da tarde desta quinta-feira (28), a Polícia Militar foi acionada para atendimento de um acidente de trânsito que teria ocorrido na Avenida São Paulo no Bairro Alvorada.

29 de Maio de 2020 as 14h09

Abuso

Famílias devem ficar atentas a possíveis situações de abuso contra crianças e adolescentes

O tema é delicado e a abordagem deve ser sutil. Não é fácil escrever, falar e até mesmo pensar sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes.

29 de Maio de 2020 as 09h53

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO