Coronavírus

Ação requer suspensão das medidas de flexibilização adotadas em Sorriso

Entre os pedidos estão a suspensão das aulas nas redes públicas e privadas até pelo menos 31 de maio

Fonte: Cenário MT
01 de Maio de 2020 as 10h 46min

Em Sorriso, município distante 396 Km de Cuiabá, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso e a Defensoria Pública ingressaram nesta quinta-feira (30) com ação civil pública, com pedido liminar, requerendo a suspensão de várias medidas adotadas pelo Município que resultaram na flexibilização do isolamento social.

Entre os pedidos estão a suspensão das aulas nas redes públicas e privadas até pelo menos 31 de maio, elaboração de plano de contingência nas unidades de ensino, apresentação de plano de utilização do transporte coletivo, definição de protocolos para funcionamento dos restaurantes, feiras, agências bancárias e casas lotéricas, paralisação das atividades das academias e bares e suspensão da reabertura de praças e parques públicos e das celebrações religiosas presenciais.

As instituições requerem ainda a suspensão das atividades e alteração da composição e do funcionamento do comitê municipal de prevenção e enfrentamento ao coronavírus. Consta na ação que, além de apresentar defeitos jurídicos em sua composição, o referido comitê e o Município adotaram em Sorriso medidas que ignoram e desrespeitam a maior parte das orientações transmitidas pelo secretário municipal de Saúde, ao permitir a reabertura de celebrações religiosas presenciais, feiras, praças e parques, sem que exista fiscalização suficiente para assegurar o cumprimento das medidas de prevenção relacionadas à utilização de tais locais durante a pandemia.

“A esse respeito, é necessário ponderar que, de nada adianta estipular a reabertura das praças e parques, sob a recomendação de que as pessoas devem utilizar máscaras e guardar uma distância segura em tais locais, se as pessoas descumprem tais recomendações (reunindo-se sem máscara nos citados locais), e a fiscalização não adota providências para punir as infrações”, afirmaram.

O MPMT e a Defensoria Pública também destacam o problema da subnotificação dos casos de contaminação pelo novo coronavírus em todo o país e em Mato Grosso. Alertam que os dados expostos denotam que as medidas de flexibilização do isolamento adotadas no Município de Sorriso estão sendo decididas sem que existam indicadores seguros para embasá-las, aumentando o risco de início de transmissão comunitária do coronavírus no Município.

Com um total de 151 páginas, na ação civil pública o MPMT e Defensoria apresentam um diagnóstico sobre o avanço da pandemia da Covid-19 em Mato Grosso, abordam os problemas da forma de criação do comitê em Sorriso, os riscos com a reabertura prematura das escolas, a insuficiência da fiscalização disponibilizada no município, entre outras questões.


COMENTARIOS

Mais de Cidades

Tiros

Sorriso: Jovem é baleado diversas vezes no bairro União e morre ao dar entrada na UPA

Bebê já tem algumas passagens pela polícia.

05 de Julho de 2020 as 21h38

Acidente

Homem morre atropelado na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Um atropelamento tirou a vida de um homem no início da noite de sábado (04), na BR-163 a cerca de 40 km do centro de Lucas do Rio Verde-MT, sentido a cidade de Nova Mutum-MT.

05 de Julho de 2020 as 21h33

Coronavírus

Recuperado da Covid-19, paciente da Santa Casa relata atendimento durante internação

Após seis dias de internação, Alexandro afirmou que, apesar de ter sido muito bem atendimento pelos profissionais da Santa Casa, “nada melhor do que poder sair com saúde e ter mais tempo para aproveitar a família”

05 de Julho de 2020 as 21h29

Coronavírus

Servidor do Indea-MT morre vítima de Covid-19 em MT

O servidor público médico veterinário do Indea-MT Celio Ofugi, de 63 anos, médico veterinário, morreu vítima de Covid-19 em Cuiabá.

05 de Julho de 2020 as 21h27

Droga

Mais de 400kg de pasta base de cocaína foram apreendidos na BR-163 em Nova Mutum

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 424,5 kg de substância análoga à pasta base de cocaína, na madrugada deste domingo (05), na BR-163, em Nova Mutum/MT.

05 de Julho de 2020 as 21h24

Coronavírus

Após morte de grávida e bebê por Covid em Lucas do Rio Verde, marido relata dor: ‘Me sinto sem chão’

A gestante Jhenyfer Rodrigues, de 29 anos, e seu bebê de seis meses, que ainda estava em seu ventre, morreram vítimas da covid-19, no sábado (4), em Lucas do Rio Verde (332 km da Capital). A vítima não tinha nenhuma comodidade e era saudável.

05 de Julho de 2020 as 21h20

Reforma Interna

Novo regimento da AL vai tirar poder da 1ª Secretaria e frear atropelos nas votações

Odeputado estadual Sílvio Fávero (PSL) preside a Comissão Especial que está revisando o Regimento Interno da Assembleia.

05 de Julho de 2020 as 20h31

Coronavírus

Jovem de 24 anos morre com suspeita de Covid em Lucas do Rio Verde

Até hoje (05) já são 915 casos confirmados e 417 recuperados

05 de Julho de 2020 as 20h21

Coronavírus

Confira lista de municípios com classificação de risco muito alto de contaminação

O documento mostra que 26 municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus

04 de Julho de 2020 as 15h00

Coronavírus

Diretora da escola morre de Covid-19 uma semana depois do óbito da mãe em MT

Ela não resistiu e morreu, na manhã deste sábado (4), em hospital particular da Capital.

04 de Julho de 2020 as 14h53

Grávida de 29 anos morre de Coronavírus na UTI do hospital em Lucas do Rio Verde

Uma grávida de 29 anos morreu de Covid-19 na manhã de hoje (04) em Lucas do Rio Verde. De acordo com informações postadas nas redes sociais da prefeitura de Lucas, o óbito foi registrado no boletim nº 107.

04 de Julho de 2020 as 14h50

Fiscalização

Prefeitura e Corpo de Bombeiros vão intensificar a fiscalização de queimadas rurais e urbanas

Baixa umidade e poluição do ar provocada pela fumaça aumentam os riscos durante a pandemia de coronavírus

04 de Julho de 2020 as 09h44

Confronto

Suspeitos de latrocínio de empresária morrem em confronto com a PM no interior

No distrito de Brianorte (470 km de Cuiabá), durante operação de buscas em uma área de mata, dois suspeitos, de 18 e 21 anos, um deles apontado como autor do latrocínio da empresária Maria Deusalina Freire Carvalho

04 de Julho de 2020 as 09h00

Estupro

Autor de estupro de vulnerável é preso em Lucas do Rio Verde

Autor de estupro de vulnerável é preso em Lucas do Rio Verde

04 de Julho de 2020 as 08h56

“Kit Covid”

Prefeitura de Sorriso começa a entregar “Kit Covid” a partir de segunda-feira no Hospital de Campanha

O “Kit Covid” que compõe seis comprimidos de Hidroxicloroquina, cinco de Azitromicina, um de Ivermectina e outros medicamentos receitados pelo médico, começam a ser entregues, a partir de segunda-feira (06), no Hospital de Campanha.

03 de Julho de 2020 as 15h27

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO