Confira dez curiosidades sobre a Constituição Republicana de 1891
Capa da Constituição de 1891. Arquivo Nacional Nos 130 anos da Constituição de 1891, a Agência Brasil o...
Fonte:EBC Geral
24 de Fevereiro de 2021 as 12h 50min

Nos 130 anos da Constituição de 1891, a Agência Brasil ouviu estudiosos sobre as cartas magnas do Brasil e preparou uma lista de perguntas e respostas sobre fatos trazidos pela primeira Constituição Republicana do Brasil.
Clique em cima da pergunta para ver a resposta, com comentários dos especialistas entrevistados:
- Não, principalmente devido à força dos setores conservadores, entre eles os cafeicultores, que eram maioria na assembleia constituinte. De acordo com Aldo Arantes, advogado e deputado constituinte de 1988, somente em 1934 houve a primeira constituição com destaque a direitos sociais - no caso, os direitos trabalhistas.
- A resposta é verdadeira para estados, que passaram a ser, formalmente, independentes. Mas não havia condições políticas e de comunicação para inserir os municípios no contexto constitucional. O historiador Frederico Tomé comenta que, com a nova legislação, os municípios só foram entendidos como entes federativos.
"Em 1891, "a importância recaía nos estados e havia uma costura política na qual os municípios eram chamados a cooperar", explica Tomé.
- A constituição republicana foi inspirada na Constituição norte-americana de 1787, até hoje a única nos EUA. "[É uma] imitação do direito constitucional norte-americano, introduzido pelo Rui Barbosa, inclusive ao trazer o nome Estados Unidos", destaca o jurista Aldo Arantes. Os especialistas criticam que houve uma transposição do material norte-americano para a realidade brasileira, até mesmo na parte dos direitos individuais civis. Por exemplo, o texto destaca a premissa do individualismo, mas não traz condições para que os indivíduos possam exercer, de fato, a sua cidadania e direitos individuais.
- Pelo contrário, o texto constitucional reforçava o direito à propriedade privada e passou a exigir da União pagamento de indenização em caso de desapropriação. Segundo o advogado Aldo Arantes, esse fator foi um dificultador financeiro para que se fizesse uma repartição de terras no país, diante da concentração e força política dos cafeicultores da época.
Estado laico, voto, federalismo: saiba mais da Constituição de 1891
- Não. A constituição de 1891 estabeleceu, pela primeira vez, o rompimento entre Estado e Igreja. Assim, diferente do que acontecia na monarquia, quando a religião embasava e fundamentava as decisões do rei, a república estabelecia o estado laico, exigindo o casamento civil para reconhecimento da união matrimonial.
- Não, mas também não dizia que podia. O advogado Aldo Arantes interpreta que Constituição proibiu o direito de mulheres de forma indireta ao usar o termo "cidadãos" e não "cidadãos e cidadãs". A primeira mulher a votar no Brasil foi a professora Celina Guimarães Viana, no Rio Grande do Norte, que conseguiu na Justiça o direito ao voto - isso no ano de 1927. O voto feminino foi reconhecido nacionalmente somente depois, na Constituição de 1932.
- Sim. Apesar da mudança da capital para Brasília só ter acontecido de fato quase 70 anos depois, durante o mandato do presidente Juscelino Kubitschek, a constituição de 1891 já determinava, desde aquela época, a interiorização da sede dos poderes do país.
- Rui Barbosa. Político, jornalista e jurista, foi um dos intelectuais mais reconhecidos e conhecidos do seu tempo. Ele foi designado por Deodoro da Fonseca como representante do novo governo republicano, organizando a constituição da Primeira República ao lado de Prudente de Moraes. Para saber mais sobre a importância histórica de Rui Barbosa, reveja este programa, veiculado pela TV Brasil em 2013, em ocasião dos 90 anos de falecimento do intelectual.
- A resposta é habeas corpus. Ele foi introduzido na sociedade brasileira pelo Código de Processo Criminal de 1832. É um instrumento de proteção do cidadão contra prisão ou constrangimento ilegal em sua liberdade. Em 1871, instituiu-se o habeas corpus preventivo e estendeu seu alcance a estrangeiros. Na Constituição de 1891, ele aparece no artigo 72, parágrafo 22. Atualmente, o habeas corpus está previsto no artigo 5º, inciso LXVIII da Constituição Federal e regulamentada nos artigos 647 e seguintes do Código de Processo Penal.
- Os trabalhos dos representantes constituintes começaram no dia 15 de novembro de 1890 e a Constituição foi promulgada 100 dias depois, em 24 de fevereiro de 1891. Ao todo, 205 constituintes, indicados pelo Senado e Câmara dos Deputados, reuniram-se por dois meses no Palácio Imperial de São Cristóvão, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
Edição: Nathália Mendes
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Brasil
Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos
Apresentador e humorista estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 28 de julho. Causa da morte não foi divulgada.
05 de Agosto de 2022 as 08h35“Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades”, diz Itamaraty sobre ataques à Ucrânia
Nota diz que país, como membro do Conselho de Segurança da ONU (Organização da Nações Unidas), acompanha as discussões em todas as partes em busca de uma solução pacífica para o conflito
24 de Fevereiro de 2022 as 10h25Cantora Marília Mendonça morre em queda de avião em MG
Aeronave caiu perto de área de cachoeira. Ainda não se sabe causas do acidente. Cantora viajou para fazer show em Caratinga.
05 de Novembro de 2021 as 17h17Eva Wilma morre aos 87 anos em SP
Atriz tratava um câncer de ovário e estava internada no Hospital Albert Einstein.
16 de Maio de 2021 as 10h00Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre aos 41 anos, vítima de câncer
Tucano enfrentava câncer no sistema digestivo e estava internado desde 2 de maio no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, quando se licenciou do cargo. Ele deixa um filho de 15 anos.
16 de Maio de 2021 as 09h50Paulo Gustavo morre de Covid no Rio, aos 42 anos
Criador da personagem Dona Hermínia, de ‘Minha mãe é uma peça’, o ator e humorista estava internado desde 13 de março.
04 de Maio de 2021 as 21h14Ex-vereadora é detida em operação da Polícia Civil, no Rio de Janeiro
A ex-vereadora Carminha Jerominho foi um dos alvos hoje (25) da Operação Cegueira Deliberada, desencadeada ...
25 de Fevereiro de 2021 as 15h20IBGE atualiza lista de subdivisões municipais do Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (26) a nova lista de subdivisões mun...
25 de Fevereiro de 2021 as 11h50Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 50 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do sorteio da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (24), no Espa...
24 de Fevereiro de 2021 as 21h50Réus julgados por chacina de Osasco serão interrogados amanhã
O julgamento da chacina de Osasco e de Barueri entrou no terceiro dia com o encerramento da fase dos depoimen...
24 de Fevereiro de 2021 as 21h20Estado laico, voto e federalismo: saiba mais da Constituição de 1891
A ideia era romper com o passado. E transformar tudo em novidade. Aquele país de 14,9 milhões de habitantes...
24 de Fevereiro de 2021 as 12h50PF e CGU combatem irregularidades em fundo de saúde no Tocantins
Desvios de recursos do Fundo de Saúde de Araguaína (TO) são o alvo da Operação Sempiternus e da Controla...
24 de Fevereiro de 2021 as 10h50Meio Ambiente lança editais para estudos de concessão de parques
O Ministério do Meio Ambiente publicou, na segunda-feira (22), editais públicos para iniciar estudos de con...
23 de Fevereiro de 2021 as 22h50Vale retira nível de emergência de barragem em Minas Gerais
A mineradora Vale anunciou nesta terça-feira (23) a retirada do nível de emergência da Barragem Itabiruçu...
23 de Fevereiro de 2021 as 19h50Justiça pede esclarecimentos sobre apps de desconto em combustível
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, notificou as principais ...
23 de Fevereiro de 2021 as 19h20