Moradores de Guiratinga aprendem cortes especiais de carne bovina
Uma turma de Guiratinga foi a primeira a realizar o treinamento de cortes especiais de carne bovina, disponib...
Fonte:CNA Brasil
21 de Maio de 2021 as 18h 50min

Uma turma de Guiratinga foi a primeira a realizar o treinamento de cortes especiais de carne bovina, disponibilizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural local. O curso foi lançado no mês de abril e já tem despertado muito interesse.
Wilton Cavalcante Ramos, 46, é apaixonado por culinária e se dedica a ela nos horários livres. Já foi proprietário de uma lanchonete, mas após se mudar para Guiratinga não deu continuidade no negócio. A meta é aprender as técnicas para que futuramente possa voltar com a renda extra.
"Depois do curso já fiz algumas receitas para a família e eles aprovaram. Esse foi o primeiro curso pelo Senar-MT, e já tenho outro programado", afirma. Joana Nascimento dos Reis, 37, também já tinha experiência no ramo e aproveitou a oportunidade para se aperfeiçoar ainda mais. "Já encomendei um quarto de carne para testar os cortes e as receitas que ensinaram no curso", destaca.
Atualmente, a moradora pega encomendas de frangos desossados, receitas de suínos e peixes. Todo esse conhecimento foi adquirido pelos cursos do Senar-MT e do Sindicato Rural. "Eu aprendi as técnicas com os cursos e agora vou fazer outro treinamento de peixe, para pegar ainda mais prática", destaca.
Durante o treinamento foram ensinados os cortes de T-bone, L-bone, osso buco, picanha e cortes mais tradicionais como maminha, alcatra e ponta de peito. O objetivo foi ensinar aos participantes cortes que gerem uma renda extra.
André Vitaliano Ferreira Coelho, instrutor credenciado ao Senar-MT, explica que o beneficiamento da carne eleva o preço do produto e consequentemente a renda do aluno. "Na turma, tinham cozinheiras, trabalhadores rurais, moradores da cidade, funcionários de açougue e todos eles aprenderam a como valorizar mais o produto que eles pretendem trabalhar, que é a carne bovina", avalia.
De acordo com o instrutor, a técnica empregada para realizar um corte como o T-Bone, valoriza a peça que chega a custar R$90/Kg. "Cortes mais comuns são mais baratos, mas com a técnica certa você consegue comercializar peças que tenham um alto valor de mercado e contribuem para aumentar a renda da família".
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Agronegócios
Lavoro marca presença na Norte Show 2022
Evento será realizado entre os dias 19 e 22 de abril de 2022, em Sinop, Mato Grosso Meta da companhia é realizar mais de R$ 30 milhões em novos negócios
14 de Abril de 2022 as 13h47Fórum da agricultura familiar e Roberto Rodrigues dão o tom do último dia do Show Safra 2022
Ex-Ministro da agricultura traz o “Cenário Rural” e Prefeitura de Lucas do Rio Verde promove o Fórum da Agricultura Familiar.
25 de Março de 2022 as 07h03Show Safra 2022 : Segundo dia traz painel do milho e evento para mulheres.
Reafirmando o compromisso de difundir conhecimento, o segundo dia do Show Safra 2022 conta com palestras que trazem o manejo do milho.
23 de Março de 2022 as 06h57Show Safra: Confira a programação do maior feira Agro do Estado de Mato Grosso
Show Safra 2022 começa nesta terça-feira (22). Organização soma mais de 70 mil horas de trabalho na montagem da estrutura!
21 de Março de 2022 as 13h36Os preparativos para o maior evento do Agronegócio da região centro oeste estão a todo vapor
A comissão espera uma média de 60 mil pessoas no parque, uma média de 15 mil por dia.
14 de Março de 2022 as 17h02Lançado oficialmente Show Safra 2022, 'evento é uma vitrine para o mundo'
Lucas do Rio Verde será palco de um dos maiores eventos do agronegócio do país,
22 de Setembro de 2021 as 14h16Dia do Apicultor - Trabalho e dedicação garantem qualidade do mel brasileiro
Brasília (22/05/2021) – A comercialização de produtos apícolas brasileiros ganha cada vez mais espaço ...
22 de Maio de 2021 as 08h20Famato ingressa em ação no STF para demonstrar a inaplicabilidade da Lei da Mata Atlântica no bioma Pantanal
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) conseguiu ingressar como amicus curiae (am...
21 de Maio de 2021 as 20h50Sistema FAEC/SENAR e ADAGRI firmam parceria para expandir ações do Selo Arte
O Sistema FAEC/SENAR e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará - ADAGRI assinaram hoje, 21/05, term...
21 de Maio de 2021 as 20h20Senar participa de oficina do Projeto FIP Paisagens Rurais em Goiás
Brasília (21/05/2021) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou da oficina do Projeto...
21 de Maio de 2021 as 20h10Jovens apresentam novo projeto para os gestores do Sistema Famato
Com o objetivo de apresentar o projeto Famato Jovem, os quatro finalistas mato-grossenses do programa CNA Jov...
21 de Maio de 2021 as 19h50Maratona de Inovação na Apicultura aborda possibilidades de negócio com abelhas sem ferrão
O Brasil conta com 400 espécies de abelhas “sem ferrão”, as chamadas meliponinas. E estudos indicam que...
21 de Maio de 2021 as 19h20Produtores Rurais Atendidos pela Assistência do Senar Receberam Treinamento de Silagem
Para capacitar os Produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial-ATeG- da cadeia produtiva de Bo...
21 de Maio de 2021 as 18h20Uso de tecnologias otimiza manejo e reduz custos de produção em horta de Terenos/MS
Com implantação de fertirrigação e gotejamento, produtor assistido pelo Senar/MS melhora produtividade em...
21 de Maio de 2021 as 18h20Senar participa de oficina do Projeto FIP Paisagens Rurais em Goiás
Brasília (21/05/2021) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou da oficina do Projeto...
21 de Maio de 2021 as 17h50